A capacidade de investir em mídia para divulgar serviços de valor adicionado (SVAs) será um dos critérios da Vivo ao avaliar as propostas de novos integradores de interatividade SMS e de descarga de ringtones e wallpapers. Levando-se em conta que hoje quase toda a mídia em torno dos SVAs é feita pelas operadoras, essa decisão pode ajudar a desenvolver mais esse mercado.
Outros critérios igualmente importantes no processo de seleção dos novos integradores são: capacidade técnica; percentual cobrado no compartilhamento da receita; faturamento da empresa nos últimos três anos; referências de outras operadoras; ter representação comercial no Brasil.
Segundo o gerente de planejamento, parcerias e suporte da Vivo, Daniel Schiffer, os atuais seis integradores parceiros da operadora também terão que enviar propostas pois serão reavaliados: Yavox, Okto, CycleLogic, Takenet, PMóvil e Mobile Fun. É importante ressaltar que essa RFP (Request for Proposal) não se refere a integradores de downloads via WAP ou Brew, apenas interatividade via SMS e downloads via SMS (wallpapers e ringtones monofônicos e polifônicos).
O prazo final para entrega das propostas se encerra na próxima segunda-feira, dia 10 de julho. A operadora ainda não recebeu nenhuma proposta, mas espera que o índice de retorno seja alto. A demora na entrega se deve à grande quantidade de exigências, acredita Schiffer. A Vivo deve divulgar os escolhidos no final de julho.
Retificação
Ao contrário do que foi publicado na última edição de Teletime News, a CycleLogic não é uma integradora apenas de interatividade de SMS da Vivo, mas também de descarga de wallpapers e ringtones.