A Leste Telecom, provedor de Internet com atuação no estado do Rio de Janeiro, modernizou sua infraestrutura de rede na cidade de Niterói implementando nova tecnologia XGS-PON que permite velocidades de 2,5 a 10 Gbps.
O projeto, chamado Leste Ultra, foi viabilizado com o apoio da distribuidora WDC Networks, que forneceu equipamentos Nokia e suporte técnico. A iniciativa mirou as regiões central e oceânica da cidade fluminense.
O principal diferencial da nova rede seria a capacidade de suportar grandes volumes de dados simultaneamente, permitindo inclusive velocidades síncronas de upload e download. Isso beneficia usuários que usam streaming em 8K e cloud gaming, e clientes B2B com aplicações em nuvem, por exemplo.
A escolha do XGS-PON foi estratégica, permitindo à Leste Telecom reutilizar a infraestrutura de fibra óptica existente da Nokia, resultando em redução de custos de manutenção e expansão.
"A atualização da infraestrutura possibilitou à Leste Telecom aumentar o número de usuários conectados simultaneamente, mantendo a qualidade da experiência sem prejudicar a estabilidade da rede, mesmo em áreas densamente povoadas. O ISP não agregou apenas velocidade ao seu portfólio, mas sim garantiu a confiabilidade da conexão a seus usuários", aponta o diretor comercial e de marketing da WDC Networks, Bruno Rigatieri.