O Google assinou o contrato com o governo do Chile para a implantação do Humboldt, um cabo submarino de 14,8 mil km no Oceano Pacífico, conectando o Chile à Austrália e à Ásia. A parceria foi oficialmente firmada em cerimônia na última quarta-feira, 4.
O sistema tem previsão de entrar em operação em 2027. Este seria o primeiro pacto desse tipo entre o Google e um país, visando fortalecer a conectividade digital chilena e impulsionar o Chile como um centro de tecnologia na América Latina. Também seria o primeiro cabo internacional no Pacífico Sul, segundo o ministro de Transporte e Telecomunicações do Chile, Juan Carlos Muñoz.
Chile consolida su posición como puerto digital entre Sudamérica y Asia Pacífico con el Cable de Humboldt ?
Desarrollo País y Google firmaron el contrato que materializará Humboldt Connect, que hará realidad el cable submarino de 15 mil kilómetros a lo largo del Pacífico. pic.twitter.com/PIWWQIcegW
— Ministerio de Transportes y Telecomunicaciones (@MTTChile) June 4, 2025
O projeto não teve o investimento total divulgado, mas a expectativa é que ele possa beneficiar desde plataformas asiáticas de tecnologia (como por exemplo o TikTok) até a transmissão de dados e operações de mineração no Chile e na Austrália.
A estatal chilena Desarrollo País, que representa o país na iniciativa, também estuda estender a conexão até a Argentina. Vale lembrar que em 2021, o Brasil chegou a manifestar interesse em participar do projeto do Humboldt. O Chile ainda planeja um cabo submarino para ligar a América do Sul à Antártica para fins de pesquisa.