A Claro anunciou nesta quinta-feira, 5, a inauguração de uma usina de energia solar em Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre. Com isso, a operadora passa a contar com sete usinas solares no Rio Grande do Sul.
Em todo o País, a empresa detém 109 instalações de geração de energia limpa, incluindo outras fontes renováveis como biogás e pequenas centrais hidrelétricas (PCHs).
Em nota, a operadora destacou que, com a inauguração da usina de Guaíba, a Claro "passa a oferecer para mais de 80% dos clientes gaúchos uma conexão de celular mais sustentável".
No Rio Grande do Sul, o novo complexo se junta aos existentes em Uruguaiana, Alegrete, São Sepé, Itaqui e Santa Vitória do Palmar (duas unidades). Juntas, as estruturas operam com mais de 30 MWp de capacidade instalada.
A nova usina, vale lembrar, faz parte do projeto Energia da Claro, focado em produzir energia limpa para abastecer as operações da empresa. De 2017, quando foi lançado, a 2024, mais de 450 mil toneladas de carbono deixaram de ser emitidas, informou a tele.
"A Claro tem o compromisso de reduzir a emissão de poluentes na atmosfera e, com isso, colaborar com o controle das mudanças climáticas. O compromisso foi reforçado com a adesão da empresa à Rede Brasil do Pacto Global da ONU, em 2021", diz afirma Hamilton Silva, diretor de infraestrutura da Claro, em nota. "Estamos empenhados em nos tornarmos praticamente autossuficientes em energia de fonte limpa", complementa.