Durante o evento Cisco Live, realizado esta semana em Las Vegas, uma das grandes expectativas era como seria anunciada a integração da tecnologia da Splunk, gigante da área de segurança recentemente adquirida pela Cisco por US$ 28 bilhões e cuja transação foi concluída apenas em março deste ano.
O foco da Splunk é no monitoramento das atividades relacionadas à segurança e proteção das redes, em linha com a atuação da Cisco, mas com sobreposições importantes. A resposta durante o evento mostrou uma primeira integração: a plataforma de observalidade Splunk Log passou a ser integrada com a aplicação Cisco AppDynamics em uma só interface. Na mesma linha, a aplicação de segurança baseada em Inteligência Artificial Cisco Hypershield passa a contar com os dados e as informações obtidas pelos sistemas da Splunk.
Além desses anúncios, a Cisco ainda apresentou para o conjunto de parceiros e desenvolvedores outras novidades. Entre os destaques estão:
- Cisco Nexus HyperFabric: Solução de gerenciamento de cluster de servidores em parceria com a NVIDIA, para monitoramento integrado de desempenho, segurança e confiabilidade para infraestrutura de Inteligência Artificial.
- Cisco Networking Cloud: Nova plataforma de gestão de rede e segurança baseada em processamento preditivo de Inteligência Artificial.
- Cisco e Microsoft: depois da parceria anunciada no final do ano passado para as plataformas de colaboração (Webex e Meet), agora as duas empresas somam esforços dos times de segurança para detecção e mitigação de incidentes de segurança.
- Assistente virtual com IA para o Webex: inicialmente, as plataformas de contact center baseadas em Webex terão um assistente baseado em IA generativa, mas em breve essa facilidade deve ser expandida a toda a base de consumidores Webex.
- Além do fundo de US$ 1 bilhão para investimentos em IA, em que uma das empresas investidas no primeiro momento foi a Mistral IA (empresa francesa que desenvolve um modelo de linguagem da IA generativa), a Cisco anunciou durante o Cisco Live justamente a integração da sua plataforma de IA Generativa, a Motific, à LLM da Mistral IA. A Motific já havia sido anunciada como uma solução "as a service" para a integração de IA Generativa em aplicações empresariais.
- Anunciado um pouco antes do Cisco Live, a Cisco e a AT&T anunciaram uma integração do Cisco IoT Control Center com o sistema de gestão dos terminais FWA 5G dedicados a aplicações corporativas. Com isso, a AT&T quer viabilizar o uso da banda larga fixa 5G como alternativa para a conectividade de empresas, de maneira integrada. (O jornalista viajou a convite da Cisco)