Renovação de espectro no novo modelo não será automática, diz MCTIC

Secretário-executivo do MCTIC, Julio Semeghini, durante a live "Um novo Fust - A garantia do acesso durante (e depois) da pandemia"

A regulamentação da Lei nº 13.879/2019, o novo modelo de telecomunicações, foi novamente prometida para breve pelo governo. Durante live promovida pelo TELETIME nesta sexta-feira, 5, o secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Júlio Semeghini, afirmou que a pasta está finalizando os ajustes na minuta do decreto que será encaminhado à Casa Civil em uma ou duas semanas. Esse último a ponto a ser resolvido é justamente o da renovação de espectro, que deverá deixar de ser automática como previa o texto original, mas com a possibilidade de ser aplicada às outorgas existentes.

"É um detalhe da lei, como permitir a possibilidade de renovação dos contratos vigentes. Não quero entrar em detalhes, mas a gente quer sim a possibilidade de renovação das frequências", afirmou, durante o evento online "Um novo Fust – A garantia do acesso durante (e depois) da pandemia". O entendimento de que a renovação seria aplicável aos contratos existentes já havia sido manifestado pelo secretário em fevereiro, mas a retirada do mecanismo de renovação automática não havia sido dita até então.

"Estamos na fase final de um parágrafo de um artigo que falta para a gente poder concluir [de modo a] assegurar o direito – não à 'automaticidade', mas sem dúvida para garantir a possibilidade de renovação de frequências", declarou Semeghini. Ele diz que existe vontade do Congresso e do governo, incluindo do ministro Marcos Pontes e do presidente Jair Bolsonaro, para que a regulamentação traga esse aspecto.

Notícias relacionadas

Publicação do decreto

Segundo afirmou nesta sexta-feira o secretário do MCTIC, o decreto será publicado "em algumas semanas". Vale lembrar que a minuta está "praticamente pronta" desde pelo menos outubro do ano passado. Em fevereiro, Semeghini esperava ter alguma conclusão sobre a dúvida jurídica com a Secretaria de Assuntos Jurídicos da Casa Civil. Em última atualização do assunto ao TELETIME, o diretor de banda larga do Ministério, Artur Coimbra, disse que o governo trabalhava com o cenário de enviar o decreto para ser assinado pelo presidente ainda em abril.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!