PL propõe uso do Fust para infraestrutra de acesso à Internet em escolas públicas

O deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ) apresentou no final de maio o PL 2.182/2020 que propõe o uso do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) para a compra de computadores, equipamentos e infraestruturas de redes digitais para as escolas públicas. O projeto altera a Lei do Fust (Lei 9.998/00), que já determina que no mínimo 18% dos recursos do fundo sejam aplicados na educação com a implantação de Internet nas escolas públicas.

Segundo Ribeiro, "o que se quer é permitir, com a proposta, que os recursos do Fundo também sejam destinados à compra de materiais de informática e de estrutura de redes digitais para as instituições públicas de ensino, a fim de promover a universalização do acesso aos professores e alunos dessas instituições".

Outras propostas

Notícias relacionadas

Em tempos de pandemia ocasionada pelo coronavírus (covid-19), vários parlamentares, tanto na Câmara quanto no Senado, apresentaram propostas para mudar a destinação dos R$ 22 bilhões que estão acumulados no Fundo.

O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) apresentou na última semana de abril o PL 2.088/2020, que propõe o uso dos recursos do Fust para compensar operadoras de telecomunicações de inadimplementos de clientes enquanto perdurarem as ações de contenção do coronavírus (covid-19). Segundo a proposta, a União usaria o Fust para reparar na totalidade ou em parte as perdas de arrecadação nos casos de inadimplência do pagamento dos serviços de celular e de acesso à Internet.

O Projeto de Lei 941/2020 de Afonso Hamm, altera a Lei do Fust para incluir entre os objetivos do fundo o combate a pandemias e prever que, no caso de calamidade pública, os recursos sejam destinados exclusivamente para esse fim. O líder do bloco PP, PL, PSD, MDB, DEM, Solidariedade, PTB, Pros, Avante e Patriota, deputado Arthur Lira (PP-AL), pediu urgência para o texto de Hamm.

Senado

No Senado, dois projetos recentes tentam dar outras finalidades para os recursos do Fust. Um deles é o do senador Confúcio Moura (MDB-RO). A proposta do PL 2.599/2020, apresentado em no começo de maio, prevê que os recursos poderão ser usados para o desenvolvimento da Educação à Distância (EAD) na rede pública de educação básica durante a pandemia ocasionada pelo coronavírus.

O outro, o PL 2.388/2020, da senadora Daniella Ribeiro (PP-PB), propõe a transferência de recursos do Fust para subsídio a serviços de Internet e telecom às famílias cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) durante a pandemia. A proposta é bem vista pelo presidente da Anatel, Leonardo Euler. O PL da senadora Daniella Ribeiro estava previsto para entrar na pauta de votação do plenário virtual no último dia 21 de maio. Mas foi retirado e aguarda uma nova data.

O Plenário da Câmara aprovou em dezembro de 2019 projeto de lei (PL 1481/07, do Senado) que permite o uso de recursos do Fust para a ampliação da banda larga em escolas públicas. Devido às mudanças feitas no texto pelos deputados, a proposta retornou aos senadores para nova votação. No Senado, a proposta se transformou no PL 172/2020, que conta com a senadora Daniella Ribeiro como relatora. Esta proposta é tida como prioritária para o governo, segundo afirmou o secretário-executivo do MCTIC, Julio Semeghini, durante live realizada pelo TELETIME nesta sexta-feira, 5.

O Fust arrecadou em 2019 um total de R$ 1,2 bilhão, segundo relatório de gestão da Anatel divulgado em abril. Porém, os recursos não vêm sendo utilizados para os fins previstos pela legislação, e sim para despesas como pagamento da dívida pública.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!