Teles promovem eleições em seus conselhos de usuários

Foto: awpixel.com / Pexels

Os maiores grupos de operadoras de telecomunicações do país (Algar Telecom; Claro/NET/Embratel; Nextel; Oi; Sercomtel; Sky; TIM; e Vivo/Telefônica) publicaram os editais para as eleições dos Conselhos de Usuários na Anatel. Os órgãos são responsáveis por avaliar os serviços e a qualidade do atendimento das empresas, assim como formular sugestões e propostas de melhoria dos serviços de telecomunicações. Os interessados podem acompanhar as informações sobre os processos no Portal do Consumidor da Anatel e também no site de cada prestadora.

Deacordo com informações da Anatel, atualmente estão em funcionamento 30

Notícias relacionadas
conselhos de usuários, dos quais 28 receberão novos membros a partir de 2020.Cada um deles atua em uma região geográfica do país (ou área de prestação dosserviços, se menor que a região) e é integrado por até seis representantes deusuários e seis de entidades de defesa dos consumidores, que não sãoremunerados para o exercício dessa função. Ou seja, serão eleitos até 336 novosintegrantes dos conselhos de usuários. Os interessados em se candidatar poderãose inscrever de 15 a 30 de agosto. A votação, de acordo com o calendáriodivulgado, ocorrerá de 11 a 18 de setembro.

"Os conselhos são fundamentais para aproximar as empresas das demandas dos consumidores e das entidades que defendem seus direitos. Neles, por meio do diálogo, as prestadoras têm a oportunidade de melhor pensar e orientar suas ações, antecipando possíveis problemas e contribuindo para a redução dos conflitos", comenta o gerente de Interações Institucionais, Satisfação e Educação para o Consumo da agência, Fabio Koleski. Ele lembra, ainda, que os conselhos foram responsáveis por medidas importantes nos últimos anos, como sugestões de aprimoramento das ofertas de serviços; ações de comunicação sobre os planos das prestadoras; divulgação de canais para reclamação; e elaboração de cartilhas sobre direitos dos consumidores respeitando padrões de acessibilidade.           

De acordo com os critérios estabelecidos na Resolução 623/2013 da Anatel, que aprovou o regulamento tratando do assunto, esses grandes grupos devem manter conselhos de usuários. Nada impede, porém, que prestadoras de menor porte implementem instâncias similares: "Esse será o terceiro mandato dos conselhos de usuários no atual formato. Nos últimos seis anos, notamos o aprimoramento das propostas e a melhoria do diálogo dos conselhos com as próprias prestadoras. Certamente outras empresas também obteriam bons resultados, caso decidissem implementar seus próprios conselhos de usuários", avalia Koleski.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!