Câmara discute projeto de lei sobre fim do roaming nacional

Tramita na Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTI) da Câmara um Projeto de Lei que pretende acabar com o roaming nacional e o adicional de deslocamento. O pano de fundo do PL 275/2011, apresentado pelo deputado Chico Lopes (PCdoB/CE), é o fato de que as quatro maiores operadoras do País têm rede em todos os municípios e, por isso, não precisam pagar para as concorrentes para cursar o tráfego de seus clientes quando visitam outro Estado. A matéria, que teve parecer favorável da deputada relatora Luciana Santos (PcdoB/PE), tem grande aceitação dentro da comissão, mas ainda não é consenso.

Notícias relacionadas
O deputado Jorge Bittar (PT/RJ), que pediu vista da matéria, argumenta que a tarifa de roaming serve também para remunerar a rede de longa distância e que, se esse valor for eliminado, certamente esse custo será repassado a toda a base de usuários da prestadora.

De acordo com a deputada relatora, contudo, em parecer sobre o projeto, a Anatel explica que não haveria custo adicional para as prestadora, mas para a agência a eventual isenção da tarifa de roaming deveria ser negociada entre a prestadora e o usuário.

A relatora Luciana Santos observa que hoje já existem planos em que não é cobrada a tarifa de roaming e o adicional por deslocamento e, por isso, nada mais justo tornar regra o benefício. "Se é uma questão de iniciativa individual de cada um, por que isso não pode ser universalizado?"

"Concordo que essa não é uma questão que possa ser resolvida na interação do usuário com a prestadora, mas minha preocupação é não onerar os pequenos usuários", explicou o deputado Bittar. Durante o seu pedido de vista, o deputado vai "indagar oficialmente" a Anatel sobre o impacto da adoção da medida sobre os usuários finais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!