Baixa velocidade é o que mais preocupa o brasileiro na Internet móvel, informa pesquisa

A baixa velocidade de conexão à Internet móvel é o principal problema relacionado a este serviço na opinião dos consumidores brasileiros. O problema foi citado por 70% dos cerca de cinco mil usuários do navegador Opera Mini entrevistados para o estudo anual realizado pela Opera Software. Em segundo lugar, ficou a facilidade de uso, citada por 44% dos entrevistados; e em terceiro, o custo de dados (22%). Sobre esse último tópico, a Opera planeja trazer para a América Latina a solução Opera Web Pass, que tem o objetivo de tornar mais fácil para o usuário entender a compra de planos de dados, de uma maneira similar à compra de apps.

Notícias relacionadas
Outro destaque da pesquisa foi o comércio móvel. A maioria dos brasileiros não usa os dispositivos para comprar produtos e serviços: apenas 19% afirmam ter usado esse recurso nos últimos seis meses. "Os brasileiros ainda não compram por dispositivos móveis por uma questão de comportamento mesmo, pois ainda há questões relacionadas à confiança. Mas com a migração rápida para smartphones, isso vai acontecer", diz a gerente regional para a América Latina da Opera Software, Sabrina Zaremba.

O vice-presidente executivo de soluções de operações da empresa, Jeffrey Glueck, afirma que nos Estados Unidos as compras móveis também são poucas. "Percebemos que a maioria das compras móveis é feita por meio dos tablets, então, conforme o acesso a esse dispositivo cresça, as compras móveis também aumentarão", reforça.

PCs

O estudo também revela que 92% dos respondentes afirmam acessar a Internet pelos seus dispositivos móveis, enquanto somente 14% acessam por meio do PC. Em 2012, os resultados eram inversos: 64% dos participantes escolheram a opção do acesso via PC, contra 23% pelo dispositivo móvel. A pesquisa foi opcional e realizada pelo navegador no Brasil entre 14 e 28 de maio de 2013. Vale lembrar que o Opera é muito mais popular entre dispositivos móveis do que em PCs, o que influencia os números coletados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!