O mercado brasileiro de telefonia móvel somou 370 mil novas linhas em março de 2025, indicam dados coletados pela Anatel junto às operadoras. Ao fim do terceiro mês do ano eram 263,976 milhões as linhas móveis ativas no País.
A TIM foi a líder de adições líquidas em março: +150 mil, considerando tanto assinantes tradicionais (humanos) quanto acessos de IoT (que tem impulsionado o mercado móvel). Em seguida vieram Claro (+145 mil adições), Vivo (+74 mil), Surf Telecom (+54 mil) e Brisanet (+34 mil).
Já em base total de assinantes, a Vivo segue na frente com 102,3 milhões de clientes. A Claro tem 87,5 milhões e a TIM, 62 milhões. Entre as prestadoras de pequeno porte, a maior base é da Algar, que tem 3,9 milhões de clientes, mas que perdeu 123 mil assinantes no mês de março.
Trimestre
Se avaliados os números do primeiro trimestre, a indústria móvel trouxe 554 mil novas linhas no período até março.
A Claro lidera no acumulado do ano (+442 mil adições), seguida de Surf (+170 mil), Brisanet (+113 mil) e Vivo (+76 mil). Já a TIM perdeu 19 mil assinantes no trimestre e a Algar teve 419 mil linhas a menos.
Pós-pago humano
Variável observada de perto pelo mercado financeiro, a adição de linhas pós-pagas tradicionais (deixando de fora acessos de Internet das Coisas) somou 639 mil novos clientes em março, e 1,9 milhão no trimestre.
A Claro leva vantagem em ambos os recortes: +239 mil adições em março e +722 mil no tri, seguida de perto pela Vivo: 217 mil e 672 mil, na mesma ordem. A TIM vem em terceiro, com 97 mil adições de pós-pagos humanos em março e 274 mil no acumulado do primeiro trimestre.
5G
Outra frente de batalha entre as teles é o 5G. O Brasil somou 1,4 milhão de novas linhas na tecnologia em março e 3,75 milhões no primeiro trimestre.
Aqui a Vivo leva vantagem: foram 600 mil adições líquidas 5G apenas no terceiro mês do ano e 1,79 milhão no primeiro tri. A Claro teve 364 mil em março e 1,14 milhão no trimestre, enquanto a TIM registra 312 mil adições e 746 mil adições nas mesmas bases.
A base total de assinantes 5G chegou a 43,7 milhões em março, contra 42,3 milhões em fevereiro. O movimento de crescimento do 5G se dá em sentido oposto à perda de usuários 4G: enquanto o 5G ganhou no mês cerca de 1 milhão de acessos, o 4G perdeu 500 mil.
IoT
Por último, no mercado de IoT a dinâmica é distinta. O segmento tem sido o motor de adições do mercado móvel e trouxe 226 mil adições em março (a maior parte do registrado no mercado), somando assim 495 mil novos chips no trimestre.
Entre as grandes, a Vivo foi a líder em março (+162 mil), seguida pelas adições de TIM (+91 mil) e Claro (+81 mil). No trimestre as posições mudam no mercado de IoT: TIM em primeiro (+293 mil acessos), seguida de Claro (+264 mil) e Vivo (+246 mil).