No ultimo dia 3 de maio, encerrou-se o mandato dos atuais conselheiros do Conselho de Comunicação Social (CCS). Os integrantes do colegiado haviam tomado posse no dia 3 de maio de 2023, para um mandato de dois anos.
Os setores que compõem o CCS já fizeram suas indicações (confira abaixo), que estão na mesa do Senado Federal. Agora, falta a Câmara dos Deputados e o Senado Federal reunirem conjuntamente para realizar eleição e posterior nomeação dos indicados.
Na lista, não consta representantes de operadoras de telecomunicações. O segmento agora aguarda a mudança do estatuto do colegiado para garantir a vaga obrigatória das empresas do setor.
A tarefa
A tarefa agora, é convencer o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), de realizar o processo de escolha dos novos conselheiros e reinstalação do CCS.
Em oficio enviado ao senador com os nomes, foram sugeridos os seguintes critérios: selecionar os 16 nomes sugeridos para recondução; obter paridade entre homens e mulheres; atender ao maior número de entidades que enviaram sugestões (14 entidades sugeriram 21 nomes para as 10 vagas da sociedade civil).
Confira os indicados:
- Representante das empresas de rádio (inciso I): Flavio Lara Resende; Guliver Augusto Leão;
- Representante das empresas de televisão (inciso II): Samir Nobre Maia; João Camilo Júnior;
- Representante de empresas da imprensa escrita (inciso III): Rafael Menin Soriano; Júlio César Vinha;
- Engenheiro com notórios conhecimentos na área de comunicação social (inciso IV):Valderez Donzelli; Olimpio José Franco;
- Representante da categoria profissional dos jornalistas (inciso V): Samira de Castro; Paulo Zocchi;
- Representante da categoria profissional dos radialistas (inciso VI): Fernando Cabral; Ricardo Ortiz;
- Representante da categoria profissional dos artistas (inciso VII): Ana Flavia Cabral; Débora Duboc;
- Representante das categorias profissionais de cinema e vídeo (inciso VIII): Caio Loures; Sonia Santana.
Já para as 10 vagas da sociedade civil (cinco titulares e cinco suplentes), foram indicados os seguintes nomes:
- Ana Mielke (SP), sugerida pelo Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social e pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC);
- Angela Cignachi (DF), sugerida pelo Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (IBRADE);
- Camila Leite Contri (SP), sugerida pelo Instituto de Defesa de Consumidores (IDEC);
- Carla Egydio (DF), sugerida Associação de Jornalismo Digital (Ajor), pelo Instituto de Defesa de Consumidores (IDEC) e pela Coalizão em Defesa do Jornalismo;
- Dalton Pastore (SP), sugerido pelo Conselho Nacional Autorregulamentação Publicitária (CONAR);
- Daniel Queiroz (SP), sugerido pela Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro);
- Elisabeth Villela da Costa (RJ), sugerida pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC);
- Emanuella Ribeiro Halfeld Maciel (MG), sugerida pelo Instituto Alana;
- Gésio Passos (DF), sugerido pelo Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social;
- Guilherme Duarte (DF), sugerido pelos Repórteres Sem Fronteiras e pela Coalizão em Defesa do Jornalismo;
- Hélio Doyle (DF), sugerido pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI);
- Katia Brembatti (PR), sugerida pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e pela Coalizão em Defesa do Jornalismo;
- Laurindo Leal Filho (SP), sugerido pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI);
- Marcus Bennett (DF), sugerido pela Roda Educativa;
- Marília Rocha (SP), sugerida pela Coalizão Direitos na Rede e pelo Instituto de Defesa de Consumidores (IDEC);
- Melissa Vogel (SP), sugerida pelo Conselho Nacional Autorregulamentação Publicitária (CONAR);
- Patrícia Blanco (SP), sugerida pelo Instituto Palavra Aberta, pelo Conselho Nacional Autorregulamentação Publicitária (CONAR) e pela Coalizão em Defesa do Jornalismo;
- Ramênia Vieira (DF), sugerida pelo Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social e pela Coalizão em Defesa do Jornalismo;
- Rita Freire (SP), sugerida pela Coalizão Direitos na Rede e pelo Instituto de Defesa de Consumidores (IDEC);
- Salomão de Castro (CE), sugerido pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI);
- Sergio Pompilio (SP), sugerido pelo Conselho Nacional Autorregulamentação Publicitária (CONAR);
- Zilda Martins Barbosa (RJ), sugerida pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI)