Conselho Gestor do Fust tem composição finalizada

Foto: Mariakray/Pixabay

O Conselho Gestor do Fust teve sua composição confirmada na Portaria nº 82 do Ministério das Comunicações publicada nesta quinta-feira, 5, no Diário Oficial da União. A participação de vários ministérios, com o setor de telecom representado por Conexis e Rede Telesul, é o que chama atenção no quadro divulgado. Das coalizões, apenas a de educação teve indicações aceitas.

Conforme TELETIME noticiou, a presidência do CG-Fust é do Ministério das Comunicações. A secretária-executiva da pasta Maria Estella Dantas é a presidente, com a secretária de telecomunicações Nahalia Lobo como suplente. A primeira reunião deverá acontecer em junho.

Entre os demais representantes do Executivo, inclui-se a Anatel, com o superintendente de planejamento e regulamentação, Nilo Pasquali, e o suplente, o gerente de universalização da agência, Eduardo Jacomassi. Dos ministérios são os seguintes:

Notícias relacionadas
  • Os representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações são o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital na Secretaria de Empreendedorismo e Inovação da pasta, José Gontijo, e o coordenador-geral de tecnologias digitais, Henrique de Oliveira Miguel, como suplente. 
  • Já no Ministério da Economia, o titular escolhido foi Edson Silveira Sobrinho, subsecretário de regulação e mercado da pasta. Eduardo Amaral, coordenador-geral de Telecomunicações na Secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutura, é o suplente.
  • Cleber Oliveira Soares, diretor de Inovação no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, representa a pasta. A suplente é a diretora de inovação no MAPA, Sibelle de Andrade Silva. 
  • Pelo Ministério da Educação, o secretário de Educação Básica Mauro Luiz Rabelo foi o escolhido. A diretora de Articulação e Apoio às Redes de Educação Básica da pasta, Ana Caroline Vilasboas, é a suplente. 
  • Merched Cheheb de Oliveira, diretor do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), é o representante do Ministério da Saúde, enquanto o suplente é Frank James da Silva Pires, Diretor Substituto Eventual do DATASUS/Coordenador-Geral de Sistemas de Informação e Operações (CGSIO) da pasta. 

Prestadoras e sociedade civil

Do lado das prestadoras, foram escolhidos Erich Rodrigues, ex-presidente da Abrint e CEO da Interjato Soluções, e o presidente da Associação Nacional das Empresas de Soluções de Internet e Telecomunicações (RedeTelesul), Cláudio Marcelo Siena, como suplente, ambos com mandatos de 2022 a 2023; e o presidente da Conexis, Marcos Ferrari, com Ildeu Randolfo Borges como suplente, com mandatos de 2022 a 2024.

Sem nenhum membro da Coalizão Direitos na Rede, o setor da sociedade civil é representada por Fábio Ricardo Jung Tran e Flávio Prol (como suplente), ambos indicados pela Coalizão de Tecnologia na Educação e com mandatos de um ano. Guido Lemos de Souza Filho (suplente: Cláudio Simão de Lucena Neto) da UFPB, com mandato de dois anos; e o coordenador de Inovação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Matheus Ferreira Pinto da Silva (Marco Olívio Morato de Oliveira), com três anos, completam o quadro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!