Anatel decide atualizar despacho para esclarecer regras de must-carry no SeAC

Foto: Pexels

Por conta de um questionamento da Claro a respeito das regras de must-carry, o Conselho Diretor da Anatel decidiu atualizar um despacho decisório referente ao artigo 52 do Regulamento 581/2012, da Lei do Serviço de Acesso Condicionado (SeAC). Apesar de não prever uma mudança da aplicabilidade da norma de carregamento obrigatório de canais, a alteração deverá reforçar esse entendimento e deixar claro para as operadoras de TV por assinatura o que deve ser feito. A ideia é que a Anatel liste de maneira objetiva quais os canais de geradoras de TV aberta que são ainda suscetíveis ao carregamento obrigatório previsto na Lei do SeAC.

Além dessas alterações, o conselheiro relator, Moisés Moreira, determinou à Superintendência de Planejamento e Regulação (SPR) a interação com a Superintendência de Outorgas e Recursos à Prestação (SOR) para incluir o parágrafo 15 da Lei do SeAC no despacho decisório nº 1 de 19 de dezembro de 2016, que tratava da regra. Isso deverá ser cumprido pela área técnica em 90 dias.

De acordo com a Claro, era necessária uma regulamentação do parágrafo 15, modificado pela Lei nº 14.173/2021, do artigo 32 da Lei do SeAC. A legislação mudou o escopo de canais obrigatórios. Representando a operadora, o advogado Luís Justiniano Haich trouxe à tona a tese de que haveria inconstitucionalidade, que inclusive está sendo discutida em ação direta no Supremo Tribunal Federal (STF). A ADI se fundamenta no entendimento de que há vedações à possibilidade de tratar o assunto por meio de medida provisória

Notícias relacionadas

Isso porque há uma disputa entre a tele e a Rede Brasil de Televisão (Sistema de Comunicação Pantanal), emissora aberta do Mato Grosso do Sul que atualmente retransmite a programação da emissora evangélica TV Plenitude. A RBTV alegava que as regras de carregamento obrigatório do art. 32 seriam aplicadas automaticamente. A Claro, por sua vez, entende que não seria possível a autoaplicação, e sugere que uma regulamentação deveria detalhar "de maneira objetiva": listagem de localidades; nome das emissoras com direito ao carregamento obrigatório; dúvidas técnicas sobre o sinal; e obrigações de line-up, uma vez que há impacto de imposição das posições na grade. 

Moisés Moreira discordou dos argumentos da Claro, dizendo que o dispositivo da Lei do SeAC "é claro e dispensa regulamentação, não é novidade para as operadoras e consta no regulamento do SeAC, art. 52". Disse ainda que ato nº 5.607, de 27 de setembro de 2012, atualizado pelo despacho decisório de 2016, já continha o rol de radiodifusores conforme o artigo citado. 

"A norma tem todos os elementos necessários para o entendimento, mas a Anatel pode fazer um ato para a facilitar a aplicação da Lei", disse Moreira, destacando que a edição do despacho já tem quase seis anos, e por isso uma revisão seria recomendável. "O despacho deverá ter a lista de todas as estações, geradoras e retransmissoras. Assim, haverá maior clareza de quantas estações se enquadram no must-carry e, assim, ter as obrigações", determinou. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!