Qualcomm quer reforçar marca e atuar como integradora de IoT e Open RAN

Luiz Tonisi, presidente da Qualcomm Latin America

Luiz Tonisi assumiu a presidência da Qualcomm Latin America no início deste ano. À frente da nova empresa, ele tem dois projetos importantes pela frente: tornar a Qualcomm e sua linha de processadores conhecida e desejada fora do mundo dos handsets, e posicionar a empresa como fornecedora de equipamentos e soluções completas de rede, além de ampliar a presença da tecnologia Qualcomm nos equipamentos de rede de telecomunicações.

Tonisi conversou com TELETIME durante o Digital Day, evento realizado pelo Ministério das Comunicações em Brasília para demonstrar tecnologias de 5G. A Qualcomm entrou na última hora entre o grupo de expositores, e trouxe uma solução de roteador (CPE) 5G combinado com WiFi6, aplicações de realidade virtual e a tecnologia CV2X, para veículos conectados.

Segundo Tonisi, a Qualcomm está se reposicionando para ocupar outros espaços de mercado. Na parte de chipsets, a empresa já trabalha há alguns anos para desenvolver notebooks com o Snapdragon embarcado em vez de processadores Intel. Esse movimento deve ganhar força sobretudo depois que a Apple começou a embarcar seus próprios processadores  M1 na sua linha de notebooks, sinalizando o fim da hegemonia da Intel no mercado de processadores de computadores pessoais e fomentando uma nova abordagem, baseada no uso de chipsets com arquitetura ARM, mais eficientes em termos de consumo de energia.

Notícias relacionadas

Além disso, a fornecedora também quer estar em carros conectados e aplicações de IoT, e quer que a marca Snapdragon seja um fator de escolha dos equipamentos com tecnologias de conectividade embarcada, qualquer que seja o mercado.

Outro segmento em que a Qualcomm aposta em uma nova abordagem é como integradora de soluções "as a service" de IoT, especialmente para redes privativas. A companhia está desenvolvendo uma rede de parceiros e canais no Brasil, através dos quais quer atuar no modelo de white label.

Segundo Luiz Tonisi, a Qualcomm também deve voltar a atuar no desenvolvimento de equipamentos de rede de telecomunicações, e não apenas nos handsets dos usuários finais. No passado, a Qualcomm já atuou nesse segmento, como quando desenvolveu tecnologias como o WLL (uma tecnologia de telefonia fixa wireless), e agora aposta na adoção do Open RAN como padrão da indústria para crescer nesse segmento junto a novos vendors que entrarão no mercado.

Tonisi explica que todas estas estratégias são globais, mas elas ficam mais claras na América Latina justamente por ser um mercado sem atores dominantes e grandes atores nacionais no segmento de hardware e software. "Quase toda a tecnologia na região vem de fora, então existem mais oportunidades".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!