Cade autoriza acordo entre Claro e Serasa

A Superintendência-Geral (SG) do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou nesta terça-feira, 4, a celebração de uma parceria entre a Serasa Experian e a operadora Claro na qual a operadora fornece dados dos usuários de seus serviços, nos termos da legislação aplicável, para que a Serasa possa utilizá-los como insumo de suas soluções de proteção ao ciclo de crédito e prevenção a fraudes. A parceria terá o prazo de 30 meses e já está em testes.

A parceria consiste basicamente no desenvolvimento de tecnologia proprietária que permitirá a utilização de mais dados dos usuários da Claro para "enriquecer novos produtos" a serem desenvolvidos e oferecidos aos clientes da Serasa.

A SG analisou que a operação entre as duas empresas não oferece riscos concorrenciais relativo ao fechamento de mercado para bureaus concorrentes das duas empresas, principalmente pelo fato de que hoje não existem contratos vigentes entre a Claro e demais empresas para comercialização das informações as quais serão fornecidas de forma exclusiva para a Serasa. Outro fator é que tanto as a Claro quanto a Serasa afirmam que dados dessa natureza podem ser obtidos por outros bureaus junto a outras prestadoras de serviço.

Notícias relacionadas

Novos negócios

Recentemente, em 2019, a Claro iniciou a oferta de serviços de proteção ao crédito a um número limitado de clientes, serviços estes que se encontram em fase de testes de clientes nesse ramo. Por esta razão, prossegue a SG no parecer, o faturamento da Claro foi irrisório, dado que a mesma ainda não consiste em um player efetivo nesse ramo, ao menos não a ponto de concorrer na prática com um bureau das dimensões da Serasa.

Para a Serasa Experian, a operação viabiliza a oferta de produtos e serviços de proteção ao ciclo de crédito e prevenção a fraudes de qualidade aprimorada pela utilização dos dados a serem fornecidos pela Claro. Para a operadora, a operação representa uma oportunidade de ampliar sua linha de produtos B2B, sem se desviar do seu foco de atividade principal, embora vá continuar atuando na oferta de produtos e serviços de proteção ao ciclo de crédito iniciada recentemente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!