Publicidade
Início Newsletter American Tower vende 30% de participação em unidade europeia para a canadense...

American Tower vende 30% de participação em unidade europeia para a canadense CDPQ

A American Tower vendeu 30% do seu capital na unidade da Europa (ATC Europe) para o fundo canadense Caisse de dépôt et placement du Québec (CDPQ) por 1,6 bilhão de euros. A transação, parte de uma parceria estratégica de longo prazo anunciada nesta quarta-feira, 5, implica em um valor de 8,8 bilhões de euros pela ATC Europe.

Com o acordo, a American Tower vai manter o controle operacional e de gestão, além da supervisão diária da unidade europeia. Em contrapartida, o CDPQ terá assentos na diretoria da ATC Europe, além de direitos de governança. 

Vale lembrar que o CDPQ recentemente assinou contrato de R$ 1,8 bilhão com a Vivo para a parceria de rede neutra no Brasil. Por sua vez, a American Tower adquiriu 30 mil torres da Telxius, unidade de infraestrutura da Telefónica (controladora da Vivo), no País – parte de uma aquisição maior na Espanha, Alemanha, Argentina, Chile e Peru e totalizada em 7,7 bilhões de euros. 

Notícias relacionadas

No Brasil, o Cade aprovou sem restrições em abril tanto a negociação da Vivo com o CDPQ quanto da American Tower com a Telxius.

Em comunicado ao mercado nesta quarta-feira, a American Tower diz que a venda de parte da unidade permitirá o financiamento da aquisição da Telxius, além de ampliar a posição da empresa em mercados como Alemanha e Espanha. Já o CDPQ também pretende ter um “papel ativo” nesses mercados, citando ainda a França, “enquanto contribui para o desenvolvimento de redes neutras críticas de telecom”. 

Com a o acordo, as empresas pretendem se beneficiar mutuamente das tendências de crescimento sustentável e de longo prazo do mercado móvel em “seletos mercados da Europa enquanto as implantações de 5G e demanda por infraestrutura de comunicações aceleram”. O portfólio da ATC Europe deverá se constituir em 30 mil sites ao final da transação. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile