Telefónica, AT&T, Google e outras empresas formam coalizão para políticas de OpenRAN

Foi lançada nesta terça-feira, 5, uma parceria entre 31 empresas de telecomunicações, entre elas Telefónica, AT&T e Google, para promover políticas para adoção de soluções abertas e interoperáveis de rede de acesso de rádio (OpenRAN). Batizada de Open RAN Policy Coalition, a iniciativa visa promover essas políticas, além de desenvolver interfaces abertas para garantir segurança e compatibilidade entre diferentes players, além de reduzir a barreira para novos entrantes, promovendo a competição e expandindo a cadeia de fornecedores.

"Como evidenciado pela atual pandemia global, a escolha de fornecedor e flexibilidade para implantação de redes de próxima geração são necessários de um ponto de vista de segurança e desempenho", declarou a diretora executiva da Open RAN Policy Coalition, Diane Rinaldo. Entre as empresas que compõem a aliança estão operadoras como Telefónica, AT&T, Dish Networks, Rakuten Mobile, Verizon e Vodafone. Também conta com participação de fornecedores de tecnologia como Cisco, Facebook, Google, Intel, NEC, NTT, Qualcomm e Samsung, entre outras. 

Nota-se a ausência de grandes fornecedores tradicionais de telecom, como Ericsson, Nokia e Huawei. Neste último caso, pode haver outro motivo além da competição: a coalizão menciona que o governo dos Estados Unidos tem um papel importante para "facilitar e alavancar" as redes móveis com tecnologias como o 5G. Para tanto, diz que financiar pesquisa e desenvolvimento, além de permitir testes de redes e soluções interoperáveis, incentiva a diversidade da cadeia.

Notícias relacionadas

A entidade diz que implantações de OpenRAN com ambiente multifornecedor permite um marketplace competitivo e dá às operadoras maior habilidade de gerenciar a infraestrutura, com flexibilidade para inovação e suprimentos para atualizar a rede com a tecnologia mais recente. Conforme noticiado por TELETIME, a tecnologia é considerada por operadoras brasileiras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!