Servidores do IBGE apontam falhas e pedem suspensão da coleta de dados de celulares

Foto: Marcelo Lima/IBGE

Servidores do IBGE não ficaram satisfeitos com a solicitação do Instituto de requerer das operadoras de telecomunicações os dados pessoais dos clientes de celular e telefonia fixa, incluindo nomes e endereço. A executiva nacional da Associação de Trabalhadores da instituição ASSIBGE-SN emitiu ainda na semana passada uma carta (acesse aqui) à presidente do IBGE, Susana Guerra, propondo a suspensão da PNAD-Covid, uma pesquisa de coleta de dados sobre estado de saúde da população no contexto da pandemia do coronavírus, alegando que a metodologia teria sido composta às pressas e "de forma atabalhoada". A entidade afirma que recebeu "inúmeros relatos de atropelos e falta de objetivos claros definidos", e que Guerra teria "de forma voluntarista e sem transparência" se comprometido com o trabalho junto ao governo sem ouvir o próprio corpo técnico. 

A ASSIBGE exige suspensão emergencial da pesquisa. A direção sindical quer que a pesquisa só seja retomada "quando se criarem as condições mínimas necessárias para a sua realização". Demanda ainda a criação de um fórum para discussão e levantamento de condições para realização, com o comprometimento da presidência ouvir os servidores, e "não só os (…) diretores e assessores diretos".

A pesquisa já foi iniciada na segunda-feira, 4, com cerca de dois mil agentes do IBGE já telefonando para 193,6 mil domicílios distribuídos em 3.364 municípios de todos os estados, mas utilizando a base da PNAD-Contínua, realizada no primeiro trimestre de 2019. A coleta de dados de usuários das operadoras foi autorizada por meio da Medida Provisória 954/2020, mas uma liminar para suspender o fornecimento das informações será colocada em votação pelo Supremo Tribunal Federal nesta quarta-feira, 6. Por sua vez, ações de inconstitucionalidade já foram ajuizadas pela OAB e por partidos, enquanto no Senado há pedidos da oposição para que a Medida Provisória seja devolvida

Notícias relacionadas

Questionamentos

A entidade questiona a o objetivo, a justificativa e a metodologia da pesquisa. Afirma que não houve teste piloto para o questionário e indaga como foi construída, o objetivo de um bloco extenso sobre o mercado de trabalho (e se com isso, pretende-se substituir a PNAD Contínua), e os "objetivos reais" do IBGE com o levantamento. "Se os objetivos da pesquisa não estão claros para o corpo funcional de todo o IBGE, tendo em vista a forma atabalhoada em que está sendo feita, imaginem para a população e para os pesquisadores", protestam os servidores. 

No ofício, a associação diz ter sabido da realização da PNAD-Covid pela imprensa. "Estranhamos que um convênio [com o Ministério da Saúde] seja estabelecido exclusivamente pela cúpula da casa, sem conhecimento dos trabalhadores, que só recebeu a notícia quando divulgado pela imprensa", declara, ressaltando as dificuldades atuais de cumprir o plano de trabalho sem efetivo suficiente de servidores, especialmente durante a pandemia. A entidade diz que a pesquisa foi montada em 15 dias, com início da coleta de dados já na última segunda-feira, 4, depois de uma etapa de treinamento em pleno feriado de 1º de maio "sem direito a acúmulo de crédito extraordinário". Para os servidores, "há um imenso voluntarismo de mostrar eficiência a despeito de um processo de trabalho extemporâneo, feito às pressas, sem testes, sem diálogo interno".

De acordo com a entidade, o processo conduzido pela presidência do IBGE não considerou a dificuldade de realização da pesquisa por telefone, o que já teria sido sentido na realização da PNAD-Contínua. A prática seria apenas usada em emergência e "jamais recomendada" para o cotidiano devido à possibilidade de fraudes. Também critica a medida por trazer riscos aos próprios trabalhadores do instituto, uma vez que precisam se deslocar para pegar equipamentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!