Avança PL que acaba com a incidência da TFF sobre celular

Avança na Câmara dos Deputados o projeto de lei que elimina a incidência da Taxa de Fiscalização de Funcionamento (TFF), que compõe o Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel), utilizado para custear as atividades da Anatel. Nesta semana, a Comissão de Finanças e Tributação aprovou a adequação financeira e orçamentária da proposta.

Conforme a Lei 5.070/66, a tarifa, cujo valor por celular é de R$ 13 por ano, é paga anualmente pelas concessionárias, permissionárias e autorizadas de serviços de telecomunicação e de radiofrequência. Relator na comissão, o deputado Hildo Rocha (PMDB-MA) defendeu a aprovação da proposta por considerar que não faz mais sentido a manutenção de uma taxa cobrada em valor extremamente superior ao necessário para as atividades de fiscalização da União.

"Há um excesso de arrecadação que apena a sociedade e que se destina praticamente a gerar superávit destinado ao caixa da União. Esse excesso não é aplicado na área de telecomunicações e, depois de esterilizado, segue destinos os mais diversos", argumentou Rocha.

Notícias relacionadas

O relator recomendou a aprovação do substitutivo aprovado pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados. O substitutivo reúne em um só texto dois projetos de lei que sugerem o fim da cobrança da TFF sobre celulares – PL 4951/13, do deputado Ricardo Izar (PSD-SP), e PL 5217/13, do deputado Aureo (SDD-RJ).

O projeto será ainda analisado de forma conclusiva pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser encaminhado para apreciação pelo Senado Federal.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!