A Superintendência-Geral do Conselho Administrativa de Defesa Econômica (Cade) recomendou a aprovação sem restrição da operação de aquisição de controle majoritário da Interfile pela Atento, maior empresa de call center em número de funcionários contratados e fornecedora de soluções de gestão de clientes e terceirização de processos de negócios (CRM/BPO). O órgão antitruste afirma que a sobreposição horizontal produzida pelo negócio é de baixo grau (em torno de 10% do mercado) e não acarreta prejuízos ao ambiente concorrencial, podendo ser aprovada por rito sumário.
Fundada em 1991, a Interfile é uma empresas de serviços e soluções de BPO, com forte atuação no segmento de back office financeiro e geração de crédito no Brasil. Possui mais de 1.700 funcionários, dois centros de serviços de BPO, 28 escritórios operacionais e mais de 1.400 estações de trabalho.
Para a Atento, a aquisição da Interfile promove o crescimento da companhia, acelera a penetração em soluções de maior valor agregado, além de posicionar a empresa como o líder do mercado de serviços de geração de crédito e BPO no Brasil. A operação ocorre em um momento em que se verifica uma retração no mercado de call center.
Já para a Interfile, a integração com a Atento pode impulsionar a consolidação da companhia no mercado de serviços de BPO e geração de crédito na América Latina, que é de US$ 900 milhões. O mercado brasileiro é de US$ 600 milhões (65% do total da América Latina). Em conjunto, Atento e Interfile terão aproximadamente 9,2% e 10,4% de participação nos mercados latino americano e brasileiro de serviços BPO de geração de crédito, respectivamente.
O acordo para aquisição do controle majoritário da Interfile pela Atento foi anunciado no início do ano. Os termos financeiros da transação não foram divulgados.