Serviço fecha o primeiro trimestre com 19,76 milhões de acessos

O Brasil fechou março de 2015 com 19,76 milhões de acessos de TV por assinatura, segundo balanço divulgado pela Anatel nesta terça, 5. Em um ano, foram adicionados 1,31 milhão de assinantes ao serviço. A densidade registrada foi de 29,9% dos 66,08 milhões de domicílios brasileiros.

No primeiro trimestre do ano, entre os maiores grupos econômicos, América Móvil (Net e Claro HDTV), Sky, GVT TV e Telefônica continuaram crescendo, enquanto a Oi apresentou leve queda. Separando  as operações do grupo mexicano Claro HDTV e da Net, nota-se que a operação de DTH também perdeu base no trimestre, sendo a Net responsável pelo crescimento do grupo no período. Em janeiro, a Claro HDTV tinha 3,37 milhões de assinantes, chegando a 3,34 milhões no final de março, uma queda de menos de 0,9%. Já o crescimento do grupo, somando a Net, foi de pouco menos de 0,5%, saltando de 10,21 milhões em janeiro, para 10,66 milhões de lares assinantes.

A Sky também conseguiu apresentar um leve crescimento, juntando 38,1 mil assinantes de janeiro a março, fechando o trimestre com 5,68 milhões de assinantes. Note-se que a Sky de fato não havia perdido 220 mil assinantes em fevereiro, como ficou parecendo pelos números reportados à Anatel no último mês. A empresa esclareceu, na ocasião, que se tratava de um problema de ajuste no sistema de billing. Esses dados foram corrigidos agora, e os assinantes aparentemente perdidos em fevereiro voltaram a ser computados.

As operações da GVT e da Telefônica subiram, respectivamente, 4,47% e 1,82% no trimestre. As duas operadoras somadas contam com uma base de 1,72 milhão de assinantes. A soma das duas operadoras, portanto, já ultrapassa a da Oi TV, que fechou o trimestre com 1,23 milhão de assinantes, uma queda de aproximadamente 2,5% desde janeiro.

Entre as regiões, apenas a Sudeste apresenta densidade acima da média nacional, com penetração de 42,19%. Em sequência vêm as regiões Sul, com 29,53%; Centro-Oeste, 28%; Norte, 17,24%; e Nordeste, com 13,84%.

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