Metade dos modelos de TV da LG terão conexão broadband este ano

A LG entrou com tudo na tendência de TVs conectadas, ou broadband TVs. São telas com conexão banda larga, via cabo ou Wi-Fi (através de um adaptador USB oferecido gratuitamente pela fabricante).
A empresa afirmou nesta quarta, 5, que até o final deste ano 50% de seus modelos trarão a funcionalidade. Embora a novidade chegue primeiro aos modelos mais avançados, como as telas de LED, os preços ao consumidor devem ser bastante atrativos desde o primeiro momento. "Uma tela de 32", com broadband, recepção digital (DTV) e middleware Ginga já deve estar disponível por menos de R$ 3 mil", diz Fernanda Summa, gerente de produto da LG.
O lançamento se baseou, segundo ela, em pesquisa nacional feita pela fabricante que apontou que 69% dos consumidores preferem ver vídeos na Internet do que na TV, sobretudo pela maior gama de opções e pela comodidade de assistir o conteúdo quando quiser. Dos entrevistados, 57% declararam que não têm tempo de ver TV.

Notícias relacionadas
Parcerias
No modelo desenvolvido pela LG, somente conteúdos formatados pela fabricante poderão ser acessados. Não há um browser na TV para se acessar qualquer conteúdo da web. Assim, a LG fez parcerias com alguns provedores de conteúdo nacionais e internacionais, como UOL, Terra e YouTube, que proverão notícias, informações de tempo, trânsito entre outras, e vídeos, tanto noticiosos quanto de entretenimento.
O Terra, por exemplo, cedeu conteúdos do Terra TV, como clipes de basquete da NBA, de futebol, do Esporte Interativo, e documentários.
TVs com Skype
Segundo Fernanda Summa, novas parcerias estão sendo negociadas e serão anunciadas ao longo do ano.
Além dos parceiros de conteúdo, a plataforma terá também outros serviços, como visualização de fotos e, a partir do segundo semestre, acesso ao Skype, para ligações telefônicas e videoconferências.
A executiva explica que o "filtro" feito pela fabricante para o ingresso de conteúdos se dá pela questão da formatação e usabilidade. Foram feitos estudos para definir a melhor forma de apresentação dos conteúdos na tela da TV, o que gerou um manual de formatação destes conteúdos.
Outra preocupação é a garantia de veiculação apenas de conteúdos legalizados do ponto de vista de direitos de imagem e autorais.
O lançamento da linha de TVs conectadas também inclui uma parceria com o Speedy, da Telefônica. A operadora colocará 200 pontos de acesso em pontos de venda da LG, para a demonstração do serviço. Para quem comprar uma TV broadband na área de atuação do Speedy, será oferecida uma assinatura do serviço em condições especiais. Igualmente, novos assinantes do Speedy concorrerão a TVs conectadas da LG.
Sem briga com as TVs
Um detalhe interessante do sistema de broadband TV da LG é que ao se acionar o sistema de Internet no controle remoto, a tela da TV é substituída inteiramente por uma tela de navegação nos serviços online, sem que a imagem da TV permaneça no background.
Isso foi feito depois que emissoras de TV questionaram os serviços de broadband TV, dizendo que a sobreposição de conteúdos online aos vídeos da TV seriam uma "interferência" no conteúdo das emissoras. Para evitar este tipo de potencial conflito, a LG optou por oferecer os serviços online como se fossem uma "entrada" separada da TV, assim como o set-top box da TV paga ou o aparelho de DVD.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!