Governo lança PNBL com intenção de levar serviço a 40 milhões de domicílios até 2014

A expectativa em torno do anúncio do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) terminou nesta quarta-feira, 5, com o lançamento oficial do projeto em coletiva à imprensa concedida pela Presidência da República, Casa Civil e Ministério do Planejamento. O projeto tem poucas surpresas considerando que a maioria dos pontos divulgados ao longo dos últimos meses se confirmou. Basicamente, o plano pode ser dividido em quatro pilares: revitalização da Telebrás (confirmada ontem por meio de fato relevante); consolidação de uma rede estatal que funcionará como uma alternativa concorrencial no mercado; política industrial voltada para a área de tecnologia; e desonerações fiscais e de encargos.
A ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, abriu a coletiva demonstrando que o próprio governo já estava ansioso para anunciar o projeto. "Estamos aqui para, finalmente, lançar o Plano Nacional de Banda Larga", afirmou, complementando que a principal premissa em que a iniciativa está ancorada é o de ser um "projeto de desenvolvimento para o País".
A meta do governo com o plano é assegurar que 40 milhões de domicílios brasileiros tenham acesso em banda larga até 2014. Não está especificada uma velocidade mínima nem a tecnologia. Atualmente, o mercado oferece 12 milhões de acessos banda larga incluindo acessos fixos e 3G. Para garantir essa expansão, o governo apostará na oferta no atacado, criando uma alternativa de acesso às redes para as empresas que querem disputar uma fatia do mercado de banda larga.

Notícias relacionadas
Diferença de 20 milhões
A definição da meta está baseada em projeção feita pelo governo e divulgada por TELETIME no dia 12 de abril. O estudo leva em conta dados do Ipea e do CGI, mostrando a evolução da oferta de banda larga em relação ao preço de oferta do serviço. O ano de 2009 fechou com 10,212 milhões de domicílios conectados com uma oferta média do serviço a R$ 96. De acordo com os dados técnicos, a estimativa é que, em 2014, o mercado expanda a oferta naturalmente para 19,805 milhões e que o preço caia para R$ 58 em média.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!