Serviços móveis de VoIP roubarão mercado das operadoras de celular

Os serviços móveis de voz sobre IP (VoIP) devem exercer uma forte concorrência com os serviços móveis de voz tradicionais nos próximos anos. De acordo com estudo do Gartner, as operadoras de celular poderão perder uma grande fatia de suas receitas para as novas empresas de serviços de VoIP.
A única barreira, segundo a consultoria, é que as condições para a rápida expansão dos serviços móveis de VoIP ainda não estão completamente estabelecidas. O Gartner considera que, mesmo com as previsões otimistas e com o potencial de crescimento significativo do setor, o mercado só estará pronto para esse tipo de serviço dentro de, no mínimo, cinco anos.
Para Tole Hart, diretor de pesquisa do Gartner, a adoção em massa de sistemas móveis fim a fim de voz sobre IP só deve ocorrer por volta de 2017, quando as redes de quarta geração (4G) estiverem completamente implantadas. Ele acha que assim que as condições de mercado estiverem favoráveis, a transição para os modelos móveis de VoIP será rápida, por causa da conveniência e dos baixos custos para os usuários. "Em dez anos esperamos que 30% do consumo de voz em sistemas móveis sejam provenientes de serviços terceirizados por grandes portais, como Google, Facebook, MySpace e Yahoo", declarou.

Notícias relacionadas
O analista alerta, porém, que alguns fatores podem inibir a adoção de serviços de VoIP terceirizados. Ele diz que o lançamento da rede 4G está sendo atrasado por conta da crise econômica e o plano de desenvolvimento dessa nova geração é aplicá-la somente nas grandes cidades e avançar a partir delas. "Entretanto, num período de cinco a dez anos, assim que as redes 4G forem comuns, os serviços de VoIP provocarão um profundo impacto no mercado."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!