PwC mostra queda acentuada de fusões e aquisições de empresas de telecom

As fusões e aquisições no setor de telecomunicações registraram queda significativa ,recuando aos índices verificados nos primeiros anos desta década, tanto em quantidade quanto em valores. Em valores, a redução chega a 95% nos últimos dois anos, de acordo com o relatório sobre fusões e aquisições no setor de telecomunicações elaborado pela PricewaterhouseCoopers (Telecoms M&A Insights 2009).
A queda é especialmente significativa se comparada ao pico de cerca de 700 negócios registrado em 2006, cujos números foram impulsionados por três megatransações (a aquisição da BellSouth pela AT&T, 58 bilhões de euros, a compra dos negócios de TV a cabo da Viacom e da O2 pela Telefonica, transações de 25 bilhões de euros cada). Mesmo com a redução no valor total de negócios, em 2007 foram registradas cerca de 650 transações, incluindo a aquisição da America Telecom pela America Movil (23 bilhões de euros).
Em contraste com o cenário dos últimos dois anos, 2008 foi marcado pela ausência de grandes fusões ou aquisições. Houve apenas um negócio com valor acima de 10 bilhões de euros (a aquisição da Intelsat pela Serafina Holding). Somadas, as cinco maiores transações realizadas no ano passado superam por pouco o valor da realizada pela America Movil, em 2007. vale lembrar que, no Brasil, a fusão entre Oi e Brasil Telecom foi anunciada em 2008, mas foi concretizada apenas em janeiro deste ano.

Notícias relacionadas
Durante quase todo o ano de 2008 as empresas de telecomunicações reafirmaram a sua reputação de setor resiliente a crises, na medida em que os preços de suas ações e volumes de transações se mantiveram em patamares estáveis. Contudo, houve declínio significativo após setembro de 2008, quando os volumes de negócios experimentaram forte queda. Em poucas semanas, o volume de transações caiu aos mais baixos níveis registrados nos últimos anos e os grandes negócios praticamente cessaram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!