MPF aposta em acordo para esclarecer reversibilidade

A controvérsia sobre a natureza pública do backhaul de banda larga, incluído como meta de universalização da telefonia fixa, e sua reversibilidade à União no fim das concessões do STFC, em 2025, pode ser objeto de uma solução alternativa. O Ministério Público Federal resolveu entrar na discussão em torno da ação civil pública movida pela associação Pro Teste, que visa o fim das metas e, por cinco meses, suspendeu liminarmente a execução da implantação do backhaul. Em manifestação à 6ª Vara Federal de Brasília, onde o mérito da ação ainda aguarda para ser analisado, o procurador Paulo José da Rocha Júnior sugeriu que se tente um acordo entre as partes como forma de solucionar a briga.
No documento, o procurador pede sua inclusão no processo como custos legis, ou seja, como "fiscal da lei", analisando a fiel aplicação da lei no caso em discussão. Assim, a participação do MPF não é como parte em nenhum dos dois pólos da ação, mas como uma espécie de mediador na contenda. Aproveitando esta posição, Rocha Júnior já antecipou sua estratégia na manifestação: para o procurador, o processo, mesmo com toda a sua complexidade, pode ser resolvido em uma audiência de conciliação entre as partes.
"No caso, embora a lide trate de questões de interesse público, vislumbra-se a possibilidade de um acordo. Somente a definição de regras claras e estáveis para o setor poderá apaziguar o ânimo entre as partes. Seja sob o ponto de vista da separação de contas entre o STFC e as metas de universalização, seja sob a ótica da reversibilidade, as partes poderão alcançar um termo comum que melhor atenda ao interesse público que o mero aguardo do desfecho do presente processo", analisa Rocha Júnior no documento protocolado dia 20 de fevereiro.

Notícias relacionadas
Até o momento, não há confirmação de que a 6ª Vara aceitou a sugestão apresentada pelo MPF. Na manifestação apresentada, Rocha Júnior pede que as partes sejam intimadas à comparecer em uma audiência de conciliação, caso a alternativa seja colocada em prática. Há duas semanas, o Tribunal Regional Federal (TRF1) derrubou a liminar da Pro Teste, aceitando os argumentos apresentados pelas concessionárias Brasil Telecom, Telefônica e Oi. O mérito da ação, no entanto, ainda não foi analisado pela Justiça.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!