De olho no 410 MHz, Neoenergia pede atenção ao espectro mais baixo

Superintendente de smartgrids da Neoenergia, Ricardo Leite. Foto: Marcelo Kahn

Com a abordagem de rede própria, a distribuidora Neoenergia testa aplicações com 4G em Atibaia (SP). Mas a empresa, que já tem um núcleo dedicado a telecomunicações, enxerga potencial para mais acessos, sobretudo com espectro mais baixo e, consequentemente, maior cobertura. 

"Na nossa visão, a gente precisa explorar melhor as frequências sub-giga. Estamos olhando mais o alcance, não temos a necessidade de banda do 5G", declara o superintendente de smartgrids da Neoenergia, Ricardo Leite. Ele afirma que a faixa de 410 MHz merece atenção, especialmente depois da afirmação do superintendente de espectro e órbita, Vinícius Caram, na semana passada

Leite reconhece, contudo, que essa frequência ainda está em uso por outros players, e que haveria uma necessidade de migração, processo considerado de longo prazo por ele. "Mas é uma discussão da qual utilities não falavam, e é um pouco nosso papel articular e olhar para isso."

Notícias relacionadas

Conforme antecipado por TELETIME, a distribuidora utiliza essa faixa nos testes em Atibaia, mas também está de olho em frequências de 2,3 GHz e mesmo 450 MHz, embora esta traga alguma carga do drama da devolução do espectro por parte das operadoras. 

A questão é que nessas faixas mais baixas será necessário fomentar o ecossistema. "A gente chamou várias empresas para a POC [prova de conceito], inclusive a Qualcomm. Chamamos vários parceiros, e começou a descer a lupa para oportunidades", afirma. 

Não é uma tarefa simples. Diego de Aguiar, da Telefónica Tech, lembra que a Vivo já executou testes para uso da faixa de 450 MHz para o agronegócio. "Um dos pontos foi como fomentar o desenvolvimento com fabricantes de chipsets", declara, lembrando que a escala é um aspecto a ser considerado, uma vez que impacta nos custos da operação. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!