Publicidade
Início Newsletter 77% das classes D e E têm celular como único dispositivo de...

77% das classes D e E têm celular como único dispositivo de acesso à Internet na pandemia

Dados da quarta edição da pesquisa Painel TIC Covid-19 divulgados nesta terça-feira, 5, mostram que 77% dos usuários da Internet situados nas classes D e E utilizaram apenas o celular para acessar a Internet durante a pandemia. A pesquisa entrevistou 5.552 pessoas com mais de 16 anos entre 15 e 30 de julho de 2021.

Outro dado de destaque desta edição da pesquisa TIC Covid-19 mostra o crescimento da televisão como um dispositivo de acesso à rede mundial de computadores (smart TV), em todas as classes, quando comparamos os números com a pesquisa TIC Domicílios: 85% na classe A e B, contra um percentual anterior de 57% ; 63% contra 34% na classe C; e 51% contra 16% nas classes D e E.

Consumo de bens culturais

Notícias relacionadas

Os dados da pesquisa também mostram que durante a pandemia, do total de usuários da Internet no Brasil, 89% assistiram filmes ou série e 86% ouviram música online. Além disso, 43% pagaram plataformas de streaming para ter acesso a filmes ou séries. Este número aponta um crescimento significativo quando comparado com 2018, onde apenas 29% da população usufruíram desses serviços online.

Um fator que pode ter impulsionado é que o setor cultural foi um dos que mais sofreu com a pandemia. Assim, diversas atividades e shows foram cancelados ou migraram para a forma virtual.

Comercio eletrônico

Nas comprar realizadas pela Internet, o cartão de crédito é utilizado por 76% dos usuários da rede mundial de computadores. O Pix é o segundo mais utilizado, sendo preferido por 72% dos usuários. Em dados absolutos, 51% fizeram compras pela Internet durante a pandemia, sendo 81% das classes A e B e 30% da classe C.

A busca por serviços públicos digitais também apresentou crescimento, pois diversos atendimentos presenciais foram suspensos. 85% dos usuários de Internet buscaram por serviços públicos online nos últimos 12 meses. Entre os três primeiros estão o acesso para serviços de saúde pública (53%); busca de informações sobre retirada de documentos como CPF, RG e similares (50%); e acesso a serviços de previdência social ou direitos trabalhistas (48%), sendo que destes, 46% eram das classes D e E.

Entre as pessoas com mais de 60 anos, 57% usaram a internet para buscar sobre serviços públicos de saúde.

Confira os dados aqui.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile