Publicidade
Início Newsletter Algar: novo regulamento do consumidor não pode afetar assimetria para PPPs

Algar: novo regulamento do consumidor não pode afetar assimetria para PPPs

A Algar Telecom apresentou uma série de contribuições à consulta pública de revisão do Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Telecomunicações (RGC), encerrada no último dia 1°. Entre os pleitos da empresa está o de que as novas regras não alterem a assimetria regulatória que beneficia prestadoras de pequeno porte (PPPs).

Segundo a operadora mineira, a Anatel não deveria estender ao segmentos regras ou condições aplicáveis apenas às empresas de grande porte. A preocupação envolve situações como a obrigação de cadastro prévio de ofertas no sistema de acompanhamento da agência e a possibilidade do consumidor rescindir contratos caso constatado descumprimento de níveis de serviço acordados, nos termos do Regulamento de Qualidade (RQUAL).

Tais dispositivos não devem ser aplicados e exigidos das PPP“, afirmou a Algar, pontuando que é facultado às pequenas a participação em aferições de qualidade. “Por meio do novo RGC pretende-se que recaiam sobre todas as PPP regras de qualidade que não lhe são cabíveis”, argumentou a Algar, pedindo cuidado com dispositivos “importados” de outros regulamentos.

Notícias relacionadas

Mudanças

Ao longo da contribuição, outras alterações na proposta colocada na consulta pública foram apontadas pela pela empresa. Entre elas estão:

  • a possibilidade de ampliar a fidelização em contratos de serviços para além de 12 meses, caso clientes pessoas física (PF) ou jurídica (PJ) manifestem interesse na opção;
  • um prazo para a suspensão por inadimplência de cinco dias após a notificação;
  • a manutenção da regra atual de reajuste das ofertas de acordo com a data base definida pela prestadora;
  • ajustes para garantir que as regras constantes no novo RGC não se aplicarão sobre acessos de Internet das Coisas (IoT);
  • e o recebimento de fatura impressa pelo cliente apenas quando solicitada. 

De modo geral, a Algar manifestou apoio ao incentivo para ampliação do uso de meios digitais, “tanto para fins de atendimento quanto para fins de fruição, cobrança, oferta e contratação”. Este é um dos pontos planejados pela Anatel com a proposta de RGC em consulta. Assim, a possibilidade de contratação e atendimento exclusivamente digital é uma das possibilidades consideradas bem-vindas pela operadora mineira, bem como a revisão da atual obrigação de atendimento presencial.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile