Secretário-geral da UIT diz que EUA não têm provas contra Huawei

O secretário-geral da União Internacional de Telecomunicações (UIT), Houlin Zhao, disse que as denúncias do governo dos Estados Unidos contra a Huawei não teriam provas e, por isso, não deveriam interferir no mercado. Segundo a imprensa internacional, em conversa com jornalistas em Genebra nesta sexta-feira, 5, Zhao teria afirmado que as alegações dos EUA em relação à segurança de equipamentos para 5G da chinesa não são fundamentadas. "Até agora, essas preocupações com equipamentos da Huawei não têm nenhuma prova", afirmou, segundo a Reuters.

O secretário-geral da UIT disse que a fornecedora chinesa deveria ter condições igualitárias para realizar negócios e processo operacional. Uma investigação então só se justificaria no caso de algo de errado ser realmente comprovado. "Mas se não temos nada então para colocá-los em uma lista de banimento, eu não acho que isso seja justo", disse à agência de notícias.

Ele teria afirmado ainda que a conferência de radiofrequência da UIT que definirá padrões para o 5G em outubro não sofrerá nenhum impacto com a guerra fria tecnológica entre EUA e China. Zhao também disse que não há nenhuma preocupação específica em relação à segurança, e que um grupo de trabalho com especialistas (incluindo representantes do Departamento de Segurança Nacional dos EUA e de empresas chinesas como ZTE) já trata do assunto na entidade.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!