FCC prepara terreno para mudanças regulatórias com análise de impacto econômico

O chairman da agência reguladora norte-americana Federal Communications Commission (FCC), Ajit Pai, anunciou nesta quarta-feira, 5, a criação de um departamento de análise de dados e impacto econômico para futuras criações de regulações, o Office of Economics and Data (OED). O anúncio, durante palestra no Instituto Hudson, em Washington, teve um recado claro: a entidade focará na sustentabilidade dos negócios das empresas em seu papel regulatório enquanto procura reverter várias das ações do ex-chairman da comissão, Tom Wheeler. "A análise de (relação) custo e benefício é amplamente ignorada, de 2005 a 2015 (a FCC implantou) 11 grandes regras, nenhuma com análise", declarou. "Isso aumenta a chance de criar políticas bem intencionadas, mas que podem acabar fazendo o mal. Um grande exemplo desse problema é a Title II da Comissão", disse.

Pai se refere à reclassificação da banda larga, uma das principais bandeiras de Wheeler em sua administração e que estabeleceu como regra a neutralidade de rede nos Estados Unidos. O atual chairman da FCC disse que a entidade considerou na época que o impacto regulatório seria "irrelevante", e por isso não trouxe análises. O chairman criticou a medida, dizendo que isso retirou a autoridade da Federal Trade Commission (FTC, agência do departamento de comércio dos EUA) na banda larga, "jogando pelo ralo" a ingerência da entidade nas regras de privacidade e proteção aos dados do usuário, que, segundo ele, ficou desprotegido por ausência de regulação entre 2013 e ano passado. Vale lembrar que essa declaração de Ajit Pai acontece apenas um dia após a sanção presidencial de Donald Trump, que revogou a regra da FCC que imputava obrigações a provedores de Internet e operadoras em relação à coleta e tratamento de dados dos consumidores.

Notícias relacionadas

Não é segredo a antipatia de Pai pelas regras de reclassificação da banda larga nos EUA, mas essas declarações foram talvez o mais próximo que ele já chegou de critica-las desde que assumiu o comando da agência regulatória norte-americana. Mas são uma sinalização. A implantação do OED, que trabalhará próximo aos conselheiros, poderá fundamentar uma eventual proposta de mudança dessas regras na banda larga. O chairman tem ainda como apoio uma ordem executiva de Trump, que determina que toda regulação traga análise de impacto econômico.

Em relação à privacidade, ele espera trabalhar em conjunto com a FTC para adotar regulação simétrica para que as "expectativas sejam uniformes e abrangentes" entre todos os atores, sejam ISPs ou provedores de conteúdo over-the-top (OTT) – ou seja, "mesmo jogo, mesmas regras".

O OED terá uma visão de melhores práticas e utilizará analytics para garantir que a decisão regulatória seja "bem informada economicamente", funcionando em toda a cadeia de processo da agência. Para tanto, criará um grupo de trabalho com funcionários da própria FCC, incluindo conselheiros: a democrata Mignon Clyburn e o republicano Michael O'Rielly. Eles trabalharão para estabelecer o esqueleto da área, como a escolha de pessoal e como será o funcionamento conjunto com a FCC e com outros setores, como o Departamento de Justiça (DoJ) na hora de analisar fusões, e mesmo com agências reguladoras internacionais, com a publicação dos estudos de análise de impacto. Pai espera que o OED esteja implantado até o final do ano. Segundo o chairman, não será preciso aprovação do Congresso norte-americano para executar as mudanças na estrutura organizacional da agência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!