ABTA pede estudo propondo a revisão de Instruções Normativas da Ancine

Um grupo de conselheiros da ABTA propôs ao ministro da Cultura, Roberto Freire, a encomenda de um estudo para a revisão, consolidação e simplificação das disposições presentes nas 123 Instruções Normativas da Ancine. Entre as 124 INs está a regulamentação da Lei 12.485, o marco legal da TV por assinatura. Os dispositivos legais regram, por exemplo, o cumprimento das cotas de programação e de conteúdo nacional independente na TV por assinatura, bem como a apresentação de dados à agência reguladora. O setor de TV paga há anos queixa-se do excesso de regulamentação da Ancine e do nível de exigências e detalhamento do arcabouço normativo.

De acordo com nota da assessoria de comunicação do MinC o ministro não descartou tal estudo. Ao contrário, avaliou que deveria ser feito por alguma instituição com tradição em pesquisa acadêmica.

O encontro reuniu o presidente executivo da ABTA, Oscar Simões, o vice-presidente de Programação da associação, José Francisco Araújo Lima, além de representantes da Discovery, Lara Andrade; da Fox Latin America, Raphael Crescente; da Turner International, Anthony Doyle; e o diretor de Relações Institucionais, Regulação e Novas Mídias do Grupo Globo, Marcelo Bechara. Também participaram os secretários do MinC João Batista de Andrade (Secretaria Executiva, indicado para assumir a presidência da Ancine a partir de maio) e Mariana Ribas (Secretaria do Audiovisual). O encontro foi agendado para debater a pirataria caracterizada pelo roubo do sinal de TV.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!