WhatsApp adota criptografia de ponta a ponta

O WhatsApp informou que suas transmissões de mensagens passam a ter criptografia de ponta a ponta a partir desta terça-feira, 5. Com a mudança, mensagens de textos, voz, envio de arquivos de fotos, vídeos, documentos e mesmo ligações passam a ter proteção de dados pela companhia.

Desta forma, apenas o destinatário (grupo ou pessoa) que receber a mensagem, o arquivo ou a ligação poderá acessar o conteúdo enviado. Este noticiário apurou que alguns usuários já estão recebendo um aviso de mudança na criptografia.

Além das mensagens enviadas, já existe a opção para habilitar e desabilitar o novo formato que pode ser acessado pelo menu no canto direito superior da tela e depois selecionando a opção "segurança". Fica a critério do usuário ativar a nova opção. A companhia enfatiza no documento técnico que não terá acesso às mensagens privadas de seus clientes.

Proteção de dados

Em publicação no blog da empresa, Jan Koum, CEO e cofundador do WhatsApp, disse acreditar na importância da Justiça em manter as pessoas seguras. Porém, ele ressaltou que a privacidade na comunicação é uma das crenças fundamentais de sua companhia.

Vale lembrar que, no final de 2015, o WhatsApp ficou fora do ar no Brasil por um pedido da justiça. E depois um executivo do Facebook no Brasil foi preso por recusar-se a abrir informações do app de conversação para a Justiça do Sergipe.

O tema da criptografia está diretamente ligado às discussões do último mês. O FBI pediu ajuda da Apple para desbloquear o iPhone em uma investigação. A Apple negou, dizendo que isso fere a liberdade de seus usuários. Em seguida, a polícia federal norte-americana pediu à Justiça para interferir, mas antes de chegar à Corte Suprema, a própria divisão de tecnologia do FBI informou que conseguiu desbloquear o smartphone, com ajuda da companhia israelense Cellebrite.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.