A Datora está mirando uma expansão no segmento de telefonia fixa a partir da aquisição de ativos da Oi no segmento, na tecnologia WLL (Wireless Local Loop, ou acesso remoto sem fio).
O negócio entre as duas empresas foi noticiado pelo jornal O Globo na última sexta-feira, 28, e confirmado pelo TELETIME. Os termos envolvem ativos e carteira de clientes de telefonia fixa em WLL em pelo menos 47 municípios do Brasil, entre eles algumas capitais.
"O acordo firmado com a Oi consiste em uma oportunidade de levar os serviços da Datora para ainda mais clientes, por meio da tecnologia WLL que se apresenta como uma ferramenta para expandir a oferta de qualidade e agilidade em telefonia", afirmou a compradora, em comunicado nesta quarta-feira, 5. Valores da operação não foram revelados.
"A negociação faz parte da estratégia de expansão da companhia, com foco na ampliação da base de clientes e aumento de capilaridade e abrangência territorial", prosseguiu a Datora.
Na ocasião, a operadora ainda afirmou ter sido a primeira empresa na América Latina a fornecer serviços de Voz sobre IP (VoIP). Hoje, a unidade de telefonia fixa do Grupo Datora está presente em todo o território nacional e mais seis países "atendendo a nichos específicos que não convergem com a atuação das grandes operadoras de telefonia".
Protagonista da operação, a tecnologia Wireless Local Loop é um padrão de comunicação sem fio em telefonia fixa. A migração de clientes para o formato vinha sendo impulsionada pela Oi, que adaptou no ano passado sua concessão de telefonia fixa para um modelo privado, de adaptação.