Quem é a IHS Towers, favorita para sociedade com a TIM na FiberCo

Em negociação exclusiva com a TIM para ingressar como sócia majoritária da FiberCo (a nova empresa de fibra óptica criada pela operadora brasileira), a IHS Towers é uma operadora de torres com atuação consolidada na África e interesse crescente no mercado brasileiro.

Nos últimos meses, a empresa realizou duas aquisições no País: a mais recente foi a compra de aproximadamente mil sites da Skysites, especializada em small cells e infraestrutura urbana. O negócio foi anunciado no último mês de janeiro. Na ocasião, o Brasil foi descrito como um mercado chave pelo CEO da IHS, Sam Darwish.

Os ativos da Skysites devem se somar as mais de 2,3 mil torres adquiridas junto à Cell Site Solutions (CSS). Aprovada pelo Cade em janeiro do ano passado, a compra da empresa brasileira marcou o ingresso da IHS no País, com a CSS adotando o nome da matriz (IHS Brasil). A operação também envolveu 61 torres no Peru e na Colômbia, além das 2.282 no mercado doméstico.

Notícias relacionadas

África

Atuando na Nigéria desde 2001, a gestora de infraestrutura tem no país africano 16 mil de suas 28 mil torres. No continente, a IHS também tem atuação relevante na Costa do Marfim, Camarões, Zâmbia e Ruanda, além de somar mais de mil torres no Kuwait adquiridas por US$ 130 milhões no ano passado.

No segundo semestre de 2020, a IHS Towers ainda manifestou desejo de realizar uma abertura de capital no mercado dos EUA. Entre os atuais acionistas da companhia estão os fundos soberanos da Coreia do Sul (KIC), de Cingapura (GIC, também sócio da Algar) e o Goldman Sachs.

TIM

A gestora de infraestrutura tem exclusividade até 24 de março na negociação pela FiberCo. Segundo a TIM, a oportunidade permitirá à IHS uma "expansão da cadeia de valor" para além do segmento de torres.

A nova subsidiária para redes abertas terá foco na construção de infraestrutura de última milha – seja com fibra até a residência (FTTH) ou fibra até o gabinete (FTTc). O acordo não envolverá o backbone ou backhaul da TIM, que reportou quatro ofertas pelo ativo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!