Dona da Vivo e TIP vão fazer piloto de rede privativa 5G na Espanha

Foto: Pixabay

Capitaneada pelo Facebook, a iniciativa Telecom Infra Project (TIP) anunciou um projeto piloto de rede privativa em 5G com a Telefónica, controladora da Vivo, na Espanha. A ideia é endereçar "uma das oportunidades comerciais mais atrativas" com a solução, que inclui características de latência baixíssima e alta capacidade de banda por meio de edge computing e roteamento de tráfego privado com conceitos em nuvem. 

Os testes serão feitos no laboratório da TIP com a Telefónica em Madri, seguindo depois para testes de campo em Málaga. Em comunicado, o diretor da entidade e vice-presidente sênior de tecnologia, inovação e ecossistema do grupo espanhol, Juan Carlos Garcia, citou possibilidades de endereçar o segmento corporativo com 5G. 

"A comunidade TIP é o ambiente perfeito para essa inovação, uma vez que nos permite aproveitar vários grupos de projeto simultâneos (rede core aberta, Open RAN) para entregar um 'produto minimamente viável' que testaremos no Community Lab da Telefónica", destacou. Garcia complementou ainda que o grupo deverá aproveitar trabalhos anteriores ligados ao projeto de Open RAN da própria iniciativa. 

Notícias relacionadas

O TIP diz que também há "potencial de suporte para demanda crescente por privacidade e análise de dados localizados". A entidade diz que a solução endereça a questão de redes privativas por não exigir implantações de larga escala, dando flexibilidade para responder de forma mais eficiente as demandas, enquanto cria oportunidade para operadoras por proporcionar uma nova camada de gestão de rede e modelos operacionais, com automação completa de uma rede empresarial.

Um grupo específico para essa solução de rede privada 5G deverá desenvolver uma "nova abordagem para gerenciar e operar" essas infraestruturas. O objetivo é um produto com arquitetura nativa em cloud, utilizando ferramentas de gerenciamento baseadas nos "paradigmas usados na nuvem", mas adaptados ao ambiente de telecomunicações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!