CCS vai estudar projetos sobre "fake news"

O Conselho de Comunicação Social (CCS) do Congresso Nacional teve, nesta segunda-feira, 5, sua primeira reunião do ano marcada por discussões sobre a apresentação de um suposto anteprojeto de lei que trata do combate às notícias falsas (fake news), elaborado pela consultoria legislativa do Senado Federal e divulgado como fruto de um pedido do próprio CCS. Após esclarecerem a situação controversa, os conselheiros optaram pela criação de uma comissão temática, formada por seis membros do Conselho, que irá analisar os projetos de lei que tramitam na Câmara dos Deputados e no Senado Federal

O presidente do Conselho, Murilo de Aragão, também esclareceu que o texto apresentado pela consultoria jurídica do Senado não foi solicitado como anteprojeto, apenas como um estudo. Ele também disse que o presidente do Senado, Eunício Oliveira, ao contrário do que foi divulgado por alguns veículos de comunicação, não pediu ao conselho que elaborasse nenhum projeto sobre o tema, apenas que discutisse o assunto projetos de lei que tramitam na Casa. "Ao Conselho de Comunicação Social foi pedida a realização de debates e estudos sobre o tema fake news no discurso de posse de todos os conselheiros pelo presidente do Senado, Eunício Oliveira.", reforçou Aragão.

Ao mesmo tempo em que a reunião do CCS acontecia, a Assessoria de Imprensa da presidência do Senado divulgou uma nota com o seguinte teor: " A Presidência do Senado Federal enfatiza que não solicitou e não está em elaboração qualquer Projeto de Lei para alterar o Código Penal, a Lei Eleitoral ou o Marco Civil, com o objetivo de criar mecanismos de censura à Livre manifestação ou informação na Internet". E destaca ainda que "o Senador Eunício Oliveira acrescenta que não solicitou ao Conselho de Comunicação do Congresso Nacional, um órgão apenas consultivo e sem a faculdade de apresentar projetos, para que elaborasse qualquer sugestão nesse sentido".

Notícias relacionadas

A comissão será composta pelos conselheiros José Francisco de Araújo, representante das empresas de televisão; Maria José Braga, representante da categoria profissional dos jornalistas; Ricardo Pedreira, representante das empresas de imprensa escrita; José Antônio de Jesus, representante da categoria profissional dos radialistas; e Miguel Matos, representante da sociedade civil; além de Murillo de Aragão.

A Comissão terá 30 dias para estudar os projetos que já tramitam na Câmara e Senado (os PLs 473/17, 6812/17, 7604/17 e 9532/1). Os autores dos projetos, deputados Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) e Francisco Floriano (DEM-RJ), além do senador Ciro Nogueira (PP-PI), deverão ser ouvidos em audiência pública.

Oposição

A Coalizão Direitos na Rede, formada por 29 entidades representantes da sociedade civil, publicou nesta segunda-feira nota pública criticando atuação do CCS na análise do anteprojeto para criminalizar quem publica fake news. A Coalizão diz que o intuito é de "manipular a opinião pública" ao alterar o Código Eleitoral (art. 354 da Lei 4.737/1965) ao prever como infração a divulgação dessa sorte de conteúdo "que se sabe ser falsa" e que possa "distorcer, alterar ou corromper gravemente a verdade relacionada ao processo eleitoral". Também critica a alteração no Marco Civil para criar novo mecanismo de retirada de conteúdos sem ordem judicial.

Em nota, a Coalizão diz que "as tratativas a respeito do tema 'notícias falsas' devem reforçar a importância da preservação da liberdade de expressão ao invés de excluir a atuação do Poder Judiciário em situações que possam promover responsabilidade civil e criminal decorrentes de condutas dos cidadãos brasileiros. Além do exposto, por ser o Marco Civil da Internet uma lei criada a partir de um amplo processo de participação social, qualquer alteração em seu texto e nas disposições em vigor deveria ser precedida de uma profunda discussão pública, sob o risco de representar um desrespeito às opiniões da sociedade levadas em conta durante sua elaboração e aos direitos para o uso da Internet". O manifesto foi entregue em mãos aos membros do CCS e está disponibilizado na íntegra no site Direitos na Rede. (Colaborou Bruno do Amaral)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!