UIT divulga lista desatualizada de celulares compatíveis com viva-voz de carros

A União Internacional de Telecomunicações (UIT) divulgou nesta quinta-feira, 5, uma espécie de "lista branca" para celulares equipados com Bluetooth que permitam utilizar recurso de hands-free em carros. A entidade espera, com essa lista, ajudar consumidores e fabricantes de carros a determinarem que tipo de celulares é otimizado para conversas de voz em alta qualidade através do recurso de viva-voz dos veículos. Só que ela esqueceu de manter uma relação atualizada com os aparelhos disponíveis no mercado atualmente.

Notícias relacionadas
Segundo a UIT, a elaboração da lista foi um pedido dos fabricantes automotivos, que enxergaram grande variação no comportamento do recurso em veículos, o que gerou "quantidade significativa de tempo e dinheiro testando os celulares, produzindo resultados que só ficam válidos até que um novo software para os telefones móveis ou a próxima geração de dispositivos chegue ao mercado". Ou seja: a reclamação é na adequação do sistema em relação ao dinâmico ciclo de vida de produtos da indústria de smartphones.

Para entrar na lista, os fabricantes de celulares precisam atender a padrões da UIT e participar de eventos de testes da entidade para analisar o comportamento dos produtos em conjunto com os veículos. A lista atual foi baseada em recomendações do grupo técnico da UIT e de um evento realizado pela união em maio de 2014, quando "cerca de 30% (dos telefones) passaram nos testes, com os 70% restantes inclinados a produzir degradação de desempenho que deixaria notável aos motoristas e parceiros de conversação". Os piores modelos causaram voz distorcida, enquanto outros sequer conseguiram se conectar ao veículo. De acordo com a UIT, isso poderia resultar em risco á segurança "ao encorajar os motoristas a manusear seus telefones enquanto dirigem".

A lista da UIT possui apenas dez modelos, sendo que há variantes de um mesmo celular. Mas é interessante notar também que a relação é datada: justamente por se tratar de uma indústria tão dinâmica, com renovações anuais, um teste realizado em maio do ano passado já não corresponde bem aos aparelhos vendidos no mercado atual. Os dispositivos listados são: Sony Xperia Z1 (o modelo atualmente vendido é o Z3, duas gerações acima); Sony Ericsson (joint-venture que não existe mais, atualmente é apenas Sony Mobile) W880i; Blackberry Z30, Q10 e Z10; Motorola Moto G (de primeira geração); LG G2; Samsung Galaxy S5; e HTC One M8.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!