Agregação é a palavra que definirá o futuro do LTE, pelo menos até a 5G

A evolução da tecnologia 4G, especificamente do LTe, passa definitivamente pelo conceito de agregação, seja a agregação de diferentes fraquências e portadoras, seja a agregação entre tecnologias distintas de transmissão (como LTE e WiFi), seja na agregação de dispositivos, com tecnologias de proximidade baseadas em LTE. Essa tendência pôde ser percebido junto a diversos fornecedores e foram resumidos no estande da Qualcomm, a principal fabricante de chips para handsets.

Notícias relacionadas
A agregação de portadoras, que permite o uso de diferentes faixas de frequência para o LTE de maneira combinada é o que vai permitir o desenvolvimento do LTE Advanced, ou 4.5G, com velocidades de até 600 Mbps. Esse é o limite desse ano, pois em 2013 as demosntrações com duas frewuências combinadas estavam indicando 400 Mbps e a expectativa é que nos próximos anos os fornecedores já consigam combinar mais frequências, chegando a velocidades maiores. O interessante do LTE-A é que a soma das velocidades em uma transmissão com várias portadoras é maior do que as velocidades individuais, por conta dos ganhos de eficiência espectral.

Outra tendência é a combinação entre LTE e WiFi. Alguns fornecedores já estão produzindo small cells com LTE na faixa não licenciada de 5,8 GHz (LTE-U, de unlicensed) e outras faixas deverão ser utilizadas, como a de 2,4 GHz hoje usado pela maior parte das redes WiFi, e as demonstrações de ganho de performance em comparação com WiFi são grandes. A vantagem de usar o espectro não licenciado para o LTE é que ele pode funcionar de maneira combinada com o espectro licenciado.

A indústria também está trabalhando na integração entre WiFi e LTE para as transmissões de voz. Isso permitirá não apenas economia de uso da rede móvel quando o usuário estiver em redes WiFi como também uma otimização da cobertura. O desafio dessa integração é que ela exige ajustes na rede das operadoras, e elas precisam ser IMS. Portanto, nem todas as operadoras poderão oferecer esse tipo de serviço (pelo menos não de forma transparente, sem a instalação de aplicativos de softphone)

Por fim, estão sendo aprimoradas as plataformas de comunicação direta entre dispositivos, hoje já existentes por meio de Blutooth e WiFi e agora sendo desenvolvidas para a comunicação via LTE. A vantagem é o alcance e a segurança das comunicações, além da economia de energia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!