América Móvil investe R$ 1 bilhão para lançar cabo AMX-1

A América Móvil, controladora no Brasil das operadoras Claro, Net e Embratel, revelou nesta terça, 5, um investimento de R$ 1 bilhão para o lançamento de seu sistema de cabos submarinos AMX-1, que conectará sete países e 11 pontos de destino, além de aumentar a capacidade de transmissão de suas subsidiárias aqui no País.

Notícias relacionadas
Em comunicado, a América Móvil diz que o AMX-1 atenderá às demandas que surgirão com os eventos esportivos internacionais que serão realizados no Brasil em 2014 e 2016. O cabo submarino também deverá suportar a oferta de novos serviços e aplicações em 4G, transmissão de TV em alta definição, banda larga com ultra velocidades, nuvem corporativa e aplicativos de vídeo móveis.

O AMX-1, como já anunciado ao final de janeiro, terá cabo otimizado OALC-4 da Alcatel-Lucent com fibra submarina coerente (CSF), repetidores, unidades de ramificação e terminal de linha submarina da Light Manager (LM) 1620, projetado para suportar comprimentos de onda de 10 Gb/seg, 40 Gb/seg e 100 Gb/seg sobre a mesma plataforma, permitindo o aumento de capacidade com separação flexível de canais e sem interrupção de tráfego.

A rota de 17,5 mil km sai da América do Norte, atravessa a América Central e chega ao Brasil em três pontos: Fortaleza (Praia do Futuro), Salvador (Praia da Pituba) e Rio de Janeiro (Praia do Recreio). Ele interligará Miami e Jacksonville (Estados Unidos), Barranquilla e Cartagena (Colômbia), Puerto Plata (República Dominicana), Cancun (México), San Juan (Porto Rico) e Puerto Barrios (Guatemala).

O projeto do AMX-1 está sendo coordenado pelos técnicos da Embratel desde 2011, quando foram iniciados os primeiros estudos de engenharia. O lançamento na costa brasileira está previsto ainda para este mês março, com as instalações das três estações de Fortaleza, Salvador e Rio de Janeiro. Assim, a partir do final deste ano, a estrutura estará pronta operação comercial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!