IBM cria solução para publicidade móvel

A IBM decidiu entrar no mercado de mobile advertising. A empresa criou uma solução para obter opt-in através de máquinas bluetooth. A ideia é cruzar o número do consumidor com informações contidas nos sistemas de CRM e BI das operadoras móveis que contratarem a solução e, assim, criar um banco de dados inteligente, que possibilite envio de anúncios segmentados de acordo com o interesse e perfil de uso do consumidor. A aplicação fica instalada em um servidor da IBM no Brasil, que se comunicaria com as máquinas bluetooth que fizerem parte do projeto.
O envio dos anúncios pode ser disparado do próprio servidor da IBM. As propagandas podem ser via SMS, MMS, WAP push ou quaisquer outros meios suportados pelo celular de cada usuário. O mais interessante, porém, é a ideia de acessar o consumidor novamente via bluetooth em outras localidades onde haja máquinas ligadas ao servidor da IBM. Roberto Atayde, executivo do centro de soluções da IBM para a indústria da comunicações na América Latina, cita o seguinte exemplo: a televisão em um elevador comercial poderia estar ligada a uma máquina bluetooth, por sua vez conectada ao servidor da IBM, e ser capaz de identificar os usuários que entram no elevador — caso eles façam parte do banco de dados da IBM. Dessa forma, seria possível exibir na televisão daquele elevador, em tempo real, apenas anúncios de marcas que interessem às pessoas que estão ali dentro, a partir das informações contidas no banco de dados.
A solução, batizada provisoriamente de "zona de presença estendida", foi criada por técnicos da IBM do Brasil e apresentada ao mundo durante o último Mobile World Congress, em Barcelona. No momento, a IBM trabalha para concluir sua integração com sistemas de BI, antes de oferecê-la comercialmente, o que deve acontecer ainda em março. O foco inicial da IBM serão operadoras móveis, mas a solução pode ser vendida para terceiros interessados em trabalhar com mobile advertising. O modelo de negócios é flexível e dependerá dos objetivos de cada parceiro, explica Atayde.

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