O ministro das Comunicações, Hélio Costa, confirmou nesta quarta-feira, 5, durante o 2º Acel Expo Fórum, promovido pela revista TELETIME, que já encaminhou à Presidência da República as listas tríplices para as vagas do conselho consultivo da agência. Costa não quis antecipar os nomes apresentados ao presidente, argumentando que eram várias listas e que ele não se lembrava de memória de todos os indicados. Quanto à sucessão no conselho diretor da agência, o ministro informou que ?encaminhou a discussão? ao Palácio do Planalto, mas ainda não enviou os nomes para escolha.
Fontes contaram a este noticiário que o Minicom encaminhou, no caso do conselho consultivo, apenas listas para as vagas da sociedade, dos usuários e da Câmara dos Deputados. Apesar de certo consenso em torno do nome de Luiz Perrone, diretor da Brasil Telecom, para ocupar uma das vagas, o ministério não encaminhou nenhuma indicação para o assento representativo das empresas.
Nomes de outras operadoras cresceram na disputa nos últimos dias, o que tumultuou a decisão. Não estaria descartada também a hipótese de o governo preservar-se de futuras críticas ao escolher um nome ligado à Brasil Telecom ? às vésperas de uma venda da empresa para a Oi, operação que precisará ser avaliada pelo conselho consultivo. Neste caso, a melhor opção seria deixar a vaga aberta.
Indicações
Entre as indicações encaminhadas, a representação da Câmara dos Deputados deve ficar com Israel Bayma, ex-assessor especial da Casa Civil e que hoje trabalha como consultor. Na última vaga da sociedade deverá ser confirmado o nome de José Zunga, ex-presidente da Fittel e atual presidente do Instituto Observatório Social. Uma terceira vaga deverá ser preenchida com um representante dos usuários.