A Unifique ativou a rede 5G em oito municípios dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul em janeiro, dando sequência ao processo de expansão da operação de telefonia celular. Já em fevereiro, pelo menos mais seis cidades devem ser contempladas com a ativação do serviço de quinta geração móvel.
No mês passado, a operadora implantou a rede 5G nos municípios catarinenses de Brusque, Benedito Novo e Doutor Pedrinho, todos localizados no Vale do Itajaí.
No território gaúcho, o serviço foi expandido para as cidades de Encantado, Muçum, Roca Sales, Colinas e Pouso Novo, todas no Vale do Taquari, uma das regiões mais afetadas pelas enchentes do ano passado.
A Unifique informou que, além do 5G, as novas cidades contam com cobertura 4G, tendo em vista o uso da frequência de 700 MHz em caráter secundário.
A operadora adiantou que, ainda na primeira semana de fevereiro, planeja levar o 5G para mais seis cidades: Trombudo Central, Agronômica, Laurentino, Balneário Piçarras e Barra Velha, em Santa Catarina; e Alto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Metas de expansão
Conforme balanço da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a empresa encerrou o ano passado com 95,3 mil acessos móveis, abaixo da meta de 100 mil usuários desejada pela empresa. O CEO da Unifique, Fabiano Busnardo, já indicou que a operadora busca fechar 2025 com 300 mil clientes de telefonia celular e alcançar 3 milhões de chips ativos em 2030.