TIM se junta a Telefónica em pacto europeu por Open RAN

Foto: Pixabay

Controladora da brasileira TIM, a Telecom Italia anunciou nesta sexta-feira, 5, a entrada no pacto firmado entre grandes operadoras europeias para promoção das redes de acesso abertas e interoperáveis (Open RAN) no continente.

Telefónica (controladora da Vivo), Vodafone, Deutsche Telecom e Orange são as fundadoras da iniciativa, anunciada no mês de janeiro. Além do intercâmbio de informações sobre o modelo, o grupo também pleiteia recursos da União Europeia para implementação de estações com múltiplos fornecedores.

Com o ingresso no compromisso conjunto, a Telecom Italia projeta "um forte impulso" na introdução do Open RAN em suas redes móveis, em particular no 5G. A empresa também vislumbra uma implementação massiva e melhorias na gestão da infraestrutura.

"O desenvolvimento de soluções Open RAN aumentará a escolha, permitindo que as operadoras fortaleçam ainda mais os padrões de segurança", argumentou a operadora italiana, em comunicado. No Brasil, a TIM é uma entusiasta do modelo e vem testando soluções de novos fornecedores ao lado do Telecom Infra Project (TIP) e do Inatel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

I accept the Privacy Policy

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.