França valida lei que restringe atuação da Huawei no 5G do país

O Conselho Constitucional da França reconheceu nesta sexta-feira, 5, a validade de uma lei sobre fornecedores de equipamentos 5G que, na prática, restringiu a atuação da chinesa Huawei no país.

A decisão da alta corte francesa envolve ação movida pelas operadoras SFR e Bouygues Telecom. A dupla questionava artigos de legislação de 2019 que instituiu um regime de autorização para fornecedores 5G, controlado pela agência francesa de segurança cibernética (a Anssi).

A política estabelece um tratamento mais severo para empresas de fora da Europa (o que isenta Ericsson ou Nokia). O status das licenças concedidas pela Anssi não é público, mas o governo francês tem desencorajado publicamente a opção por fornecedores chineses.

Notícias relacionadas

Frente ao cenário, a SFR e Bouygues alegavam cerceamento da liberdade de escolha de fornecedores e afirmavam que seriam obrigadas, por questões de interoperabilidade, a trocar equipamentos LTE (4G) da Huawei caso a compra para redes 5G seja barrada. Na Bouygues, 3 mil estações teriam que passar pelo processo.

O Conselho Constitucional, contudo, considerou a lei francesa legítima. Segundo a corte, a preocupação do legislador com a defesa e a segurança nacional frente "riscos de espionagem, pirataria e sabotagem que podem decorrer de novas funcionalidades da quinta geração da comunicação móvel" seria constitucional.

O Conselho também negou o pedido de indenização da SFR e Bouygues por conta de eventuais trocas de equipamentos instalados.

Mercados

A Alemanha também tem discutido regras mais rígidas para a cadeia de fornecimento que, embora não nomeiem players específicos, também podem pesar contra empresas de fora do bloco. Essa é inclusive a recomendação da União Europeia sobre o tema.

Já no Reino Unido, a decisão de banir a Huawei e deixar o mercado de telecom com apenas dois grandes fornecedores foi questionada nesta semana pelo parlamento local. Nos EUA, a diretriz contra a empresa chinesa adotada pela gestão de Donald Trump deve ser mantida pela gestão de Joe Biden.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!