CPqD e AEL Sistemas entregam protótipos para Centro Tecnológico do Exército

O CPqD e a empresa de defesa e segurança pública AEL Sistemas entregaram em dezembro os primeiros protótipos de módulos de radiofrequência (RF) e alimentação para o Projeto Rádio Definido por Software de Defesa (RDS-Defesa) do Centro Tecnológico do Exército (CTEx).

Após a liberação das primeiras versões, os módulos agora passam por testes de aceitação no CTEx para verificação das especificações; a integração com os demais módulos do RDS-Defesa ocorrerá ao longo de 2019. O RDS-Defesa é um programa de P&D, sob a responsabilidade do CTEx, que visa o desenvolvimento de rádios para as comunicações táticas das Forças Armadas do Brasil.

"O desenvolvimento dos protótipos desses módulos foi o foco principal desta etapa do projeto RDS-Defesa, do qual o CPqD participa desde 2013, e que tem o objetivo de promover a interoperabilidade nas comunicações via rádio nas Forças Armadas do Brasil", explicou o gerente de Soluções de Conectividade Sem Fio do CPqD, Rafael Moreno.

Notícias relacionadas

O conceito de rádio definido por software (SDR, na sigla em inglês) permite que equipamentos genéricos, dotados de interfaces de RF mais flexíveis, operem em diferentes faixas de frequência e de acordo com uma variedade de padrões de protocolos de comunicações existentes. Para tal, componentes do sistema de radiocomunicação são implementados por software em computadores ou sistemas embarcados. No caso do RDS-Defesa, os requisitos especificados pelo CTEx incluem garantia de interoperabilidade nas faixas de HF, VHF e UHF e de portabilidade de formas de onda.

O CPqD ficou com a responsabilidade de desenvolver o protótipo do módulo na faixa V/UHF (como escopo de uma subcontratação da AEL). "Dada a criticidade dos módulos de RF e de alimentação para o RDS-Defesa, esse foi um projeto desafiador em termos de prazo e de expectativas de resultados, mas que reforçou ainda mais a nossa parceria com a AEL e, principalmente com o CTEx", destacou Moreno.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!