Bosh lança soluções de IoT e carros conectados

A fabricante de componentes alemã Bosch trouxe apelo aos nostálgicos da série norte-americana dos anos 80, a Super Máquina, com o anúncio de tecnologia para deixar o carro inteligente, capazes de se dirigir sozinhos como fazia o Pontiac Firebird Trans Am (batizado de KITT) da ficção, e que está exposto na feira em Las Vegas. No entanto, a causa é muito menos nobre: evitar que o motorista precise dirigir em situações de engarrafamento, quando se move muito pouco e lentamente, mas de forma constante. A companhia anunciou na CES 2015 nesta segunda, 5, em Las Vegas, o Traffic Jam Assist, tecnologia que une sensores de radar e de vídeo para auxiliar nessa automação, devolvendo ao motorista o controle quando há necessidade (como obstáculos detectados).

A companhia alemã também quer promover a conectividade entre carros. "A Bosch está fazendo dos carros parte da Internet – e trazendo motoristas uma variedade de benefícios", afirma o presidente da empresa, Werner Struth, em apresentação na feira norte-americana. A ideia é conectar o veículo à nuvem, mas o executivo não chega a detalhar como ele pretende realizar essa conectividade – se com rede móvel comum ou outra tecnologia de radiofrequência. Há também uma solução de navegação para bicicletas, o eBikes, que traz ainda recursos de fitness. As informações podem ser gerenciadas por meio de aplicativo para smartphone e portal online.

Notícias relacionadas

Da mesma forma, a empresa fez anúncios para a área de casas conectadas e Internet das Coisas (IoT), o Smart Home Marketplace. Dessa vez, a ideia é usar a plataforma da joint-venture anunciada em novembro do ano passado com a ABB e a Cisco para uma comunicação segura entre dispositivos domésticos. Há também sensores, como o BME680, que mede gás, temperatura, umidade e pressão. Tudo é controlado por um aplicativo para smartphones e tablets via Wi-Fi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!