Total de cidades com celular tem expansão recorde em 2008

Em 2008, o mercado de telefonia móvel não teve uma expansão significativa apenas no número de assinantes, que chegou à marca de 150 milhões. Também na cobertura dos municípios por operadoras de telefonia celular a expansão foi a maior já registrada em termos percentuais desde 2000, segundo levantamento inédito do Atlas Brasileiro de Telecomunicações 2009, editado pela TELETIME e que já está em circulação. No final de 2008, a cobertura das operadoras móveis chegava a 3.824 municípios, contra 3.357 de 2007. Percentualmente, a expansão foi de mais de 13%, o que é o ritmo mais intenso de expansão já registrado pelo levantamento feito para o Atlas desde o começo da década. A explicação é simples: as operadoras, para adquirirem as licenças de 3G, comprometeram-se a atender cidades de pouco ou nenhum atrativo econômico. Para se ter uma idéia, em 2007 a cobertura das móveis representava 96% do potencial de consumo nacional (IPC). Em 2008, o acréscimo no potencial econômico da área coberta, mesmo com a adição de quase 500 novos municípios, foi de apenas 0,7%. Em termos de população coberta, o esforço de crescimento também elevou em apenas 1,7 ponto percentual a já expressiva marca de atendimento registrada em anos anteriores. Em 2008, 91,7% da população brasileira estava em municípios onde há serviço de telefonia móvel. Ao longo de 2009 e 2010, cerca de 1,7 mil cidades que hoje não têm nenhuma cobertura ainda deverão ser atendidas pelas redes de telefonia celular por conta da política de expansão criada pela Anatel através dos editais de 3G. Em 2010, todos os municípios devem estar cobertos.
Banda larga
Outro destaque do mercado de telefonia móvel em 2008 foi a marca de mais de 355 municípios atendidos por redes HSPA (3G). Parece um número baixo, mas estes municípios representam, segundo levantamento do Atlas Brasileiro de Telecomunicações, 67% do potencial de consumo do Brasil (IPC), 100,8 milhões de habitantes, 28,7 milhões de domicílios, sendo 11 milhões de domicílios A/B (ou 73% do total). Além disso, a cobertura por redes de dados EDGE chegou à totalidade dos municípios em que hoje existe telefonia celular.

Notícias relacionadas
O Atlas Brasileiro de Telecomunicações pode ser obtido pelo telefone (11) 3138-4621 ou pelo email assine@teletime.com.br .
Uma parte da análise do mercado de telefonia móvel está disponível para download no site TELETIME. A publicação impressa traz ainda dados completos sobre telefonia fixa, banda larga, TV por assinatura, redes metropolitanas, backbones, cobertura das redes de satélites e o mais completo levantamento dos serviços de telecomunicações e dados operacionais e sócio-demográficos em todos os municípios com mais de 24 mil habitantes no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!