Sateliot obtém €30 milhões junto ao Banco Europeu de Investimento

Foto: Divulgação/Sateliot

A operadora de satélites espanhola Sateliot anunciou nesta quarta-feira, 4, a assinatura de um empréstimo no valor de 30 milhões de euros (em torno de R$190 milhões) junto ao Banco Europeu de Investimento (EIB) para financiar sua constelação de 100 satélites de órbita terrestre baixa (LEO). Outros participantes da operação foram mantidos sob sigilo.

De acordo com o banco, o projeto financiado reforçará a conectividade espacial da União Europeia e oferecerá serviços de monitoramento de ativos baseados em Internet das Coisas (IoT) a baixo custo, com aplicação em setores como agricultura, manejo de gado, pescas e atividades marítimas, gestão de áreas protegidas, controle de incêndios e monitoramento ambiental.

"Este empréstimo demonstra o compromisso do EIB com a inovação e o desenvolvimento do setor espacial europeu, apoiando a transição digital e contribuindo para a autonomia estratégica da União Europeia em áreas de conectividade espacial e global," afirmou o vice-presidente do EIB, Robert de Groot, em comunicado.

Notícias relacionadas

Para o EIB, a operação também fortalece o ecossistema e poderá fornecer conectividade para aplicações de segurança, como reconhecimento e vigilância, proteção de fronteiras e monitoramento de infraestruturas de segurança. A operação é apoiada pelo programa InvestEU, que visa mobilizar mais de 372 bilhões de euros de fundos públicos e privados em prol das metas políticas da União Europeia até 2027. 

Nos últimos anos, a Sateliot tem implementado uma rede de satélites que funcionam como torres móveis em órbita terrestre baixa, oferecendo conectividade IoT de banda estreita 5G (5G-NB-IoT) para mais de 8 milhões de dispositivos em áreas rurais, oceânicas e remotas. Assim, operadoras móveis tradicionais da Europa poderão utilizar o serviço para expandir a cobertura de suas redes IoT terrestres para regiões até então não atendidas, por exemplo.

Vale lembrar que o banco europeu já colabora com a Comissão Europeia para oferecer serviços de consultoria (EIB Advisory) às empresas do setor de New Space. Desde 2020, a instituição financeira já forneceu cerca de 90 milhões de euros para empresas líderes do segmento, a exemplo de Spire Global, D-Orbit, EnduroSat, Kayrros, Gomspace e LeafSpace. No entanto, a Sateliot é a primeira empresa do segmento de comunicações a receber dívida de risco na Espanha.

Recentemente, a startup tem levantado recursos junto a players importantes. Em setembro, anunciou uma rodada Série B, de 30 milhões de euros, liderada pela Global Portfolio Investments, uma gestora de ativos de Madrid (Espanha). Já em janeiro, foi a vez do Santander reforçar o caixa da companhia com 6 milhões de euros por meio do Corporate & Investment Banking (Santander CIB) da instituição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!